*Por Exame.com

Elon Musk, CEO da montadora americana de carros elétricos Tesla, afirmou que a empresa terá um serviço de carros autônomos para 2020. “Estou confiante de que teremos táxis-robôs da Tesla a partir do ano que vem – não em todas as jurisdições, porque não teremos aprovação regulatória em todo lugar”, disse Musk, durante o evento da própria empresa, chamado Autonomous Day, realizado nos Estados Unidos nesta semana.

O serviço de transporte com carros autônomos (que não precisam de motoristas) anunciado por Musk funcionará de duas formas. Uma delas é com carros oferecidos por seus donos.

Ou seja, pessoas físicas que possuírem um Tesla poderiam colocá-los para trabalhar nesse serviço de caronas autônomas e gerar renda enquanto não o estiverem usando. Nesse caso, a empresa ficará com um valor de 25% a 30% dos valores pagos pelas corridas autônomas.

O segundo cenário é para locais onde não há carros da Tesla o suficiente para oferecer um serviço de transporte. Nesse caso, a própria montadora oferecerá uma frota para atender a região.

Os novos veículos da Tesla contarão com mais novo chip de condução autônoma. A parte que falta é o software específico para deixar os automóveis sem necessidade de intervenção humana, algo que Musk diz acreditar que estará disponível a partir de meados de 2020.

Para o CEO da empresa, a frota de carros autônomos do seu novo serviço de transporte terá um milhão de automóveis já no ano que vem. Se sua visão se concretizar dentro de um ano e três meses, como crê Musk, a Tesla – provavelmente – será a primeira a oferecer tal serviço em ampla escala. No entanto, os desafios regulatórios podem atrasar o lançamento de um serviço como esse. Ele pode ficar restrito a algumas cidades ou regiões, a não ser que Musk consiga convencer as autoridades federais e regionais de trânsito dos Estados Unidos de que seus carros são efetivamente seguros para passageiros, pedestres, ciclistas, animais e, claro, outros motoristas nas ruas.

*Por Lucas Agrela, para Exame.com

Canal Exclusivo Exame.com

É umas das mais influentes fontes online sobre negócios no país, com foco em economia, mercados financeiros, tecnologia, marketing, gestão, meio ambiente, pequenas empresas, carreira, finanças pessoais e parceiro de conteúdo do Startupi.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta