No espaço “CER para Transformar”, o Sebrae promove debates e oficinas sobre novas tendências para a educação e apresenta boas práticas de educação empreendedora

O futuro e as novas tendências para a educação serão temas abordados pelo Sebrae, durante o Bett Educar 2019, o maior congresso de educação da América Latina. Entre os dias 14 e 17 de maio, em São Paulo, o Sebrae, no espaço CER para Transformar, irá promover debates e oficinas com o objetivo de trazer novas visões e perspectivas para a educação e formas inovadoras de trabalhar a educação empreendedora nas escolas, do ensino fundamental ao superior.
 
Um dos destaques da programação será o painel “O Cenário da Educação para o Futuro”, em que o público poderá conhecer os resultados de um estudo sobre educação realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade – CSS e pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora – CER.  Outro destaque será o painel “Movimento Maker para a educação”, que irá apresentar formas de utilizar a robótica na educação. O debate terá a participação do professor da Unifor, Daniel Almeida Chaga e do pesquisador do Instituto UFC Virtual, Antônio de Lisboa Coutinho Junior.
 
O público também poderá conferir algumas experiências do Sebrae em projetos de educação empreendedora, como o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ), projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial que oferece formação empreendedora para jovens oriundos da rede pública de ensino. Em Belo Horizonte, o projeto funciona no Plug Minas, em parceria com o Governo do Estado. Criado em 2010, a EFG NEJ já formou mais de 1.700 alunos e, nos dois últimos anos, o projeto foi levado para Salvador (BA), Montes Claros e Belo Oriente, no interior de Minas.
 
Além de entender a metodologia do projeto, o público irá conhecer o caso de sucesso dos “Embaixadores de Minas”, uma ONG criada por ex-alunos da EFG NEJ, que nasceu com o objetivo de disseminar a educação empreendedora entre alunos de escolas públicas, estimulando o protagonismo e o empoderamento. Haverá, ainda, um TED Talk com Guilhermina Abreu, uma das fundadoras do Embaixadores de Minas. Ela irá falar sobre o “Crie o Impossível”, evento que reuniu mais de 4 mil alunos de escolas públicas no estádio Mineirão, em 2018, proporcionando uma experiência de alto impacto inspiracional.
 
No espaço “CER para Transformar”, durante toda a programação do Bett Educar serão compartilhadas boas práticas de educação empreendedora protagonizadas por educadores de várias partes do Brasil. Também serão promovidos pitches com os vencedores na categoria Educação Empreendedora do Prêmio Professores do Brasil 2018.
 
CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora
O CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora é uma plataforma do Sebrae dedicada à construção de conhecimento sobre educação empreendedora e o universo do empreendedorismo. Para acessar a plataforma, basta acessar www.cer.sebrae.com.br.
 
A plataforma disponibiliza estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora, que podem ser utilizados por professores, acadêmicos, pesquisadores, instituições de ensino, empresas e pela sociedade em geral. O objetivo é disseminar a educação empreendedora em diversos níveis, sendo uma ponte entre o universo acadêmico e o mercado.
 
Bett Educar 2019
Quando: De 14 a 17 de maio, das 9h às 19h
Onde: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro. São Paulo/SP
 
 
Programação do Sebrae – Espaço CER para Transformar
 
Dia 14/05
14h às 15h – Painel: Movimento Maker para a Educação I Participantes: Daniel Almeida Chaga e Antônio de Lisboa Coutinho Junior.
 
Dia 15/05
9h30 às 10h30 – Boas práticas na educação – Pitches com os vencedores na categoria Educação Empreendedora do Prêmio Professores do Brasil 2018.
 
11h às 12h – Apresentação da metodologia EFG NEJ – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae. Uma proposta para formar o cidadão empreendedor, ético, criativo e inovador.  Case de sucesso: Embaixadores de Minas.
 
14h às 15h – Boas práticas na educação – Pitches com os vencedores na categoria Educação Empreendedora do Prêmio Professores do Brasil 2018.
 
15h às 16h – TED Talk com Guilhermina Abreu I “Crie o impossível” – Evento de Educação Empreendedora realizado pela ONG Embaixadores de Minas, no Mineirão, em Belo Horizonte, em 2018.
 
16h às 17h – Desafio Edtechs – Casos de sucesso.
 
Dia 16/05
9h30 às 10h30 – Boas práticas na educação – Pitches com os vencedores na categoria Educação Empreendedora do Prêmio Professores do Brasil 2018.
 
11h às 12h – Painel: O Cenário da Educação para o Futuro I Apresentação do estudo sobre educação realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade – CSS e Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora – CER.
 
14h às 16h – Oficina “Educação empreendedora na prática”. Ferramenta: Design Sprint para Negócios Sociais. Com Danisson Reis, do Sebrae Alagoas. (Terá certificação)
 
16h às 17h – Desafio Edtechs – Casos de sucesso
 
Dia 17/05
9h30 às 12h – Oficina “Educação empreendedora na prática”. Ferramenta: Design Sprint para Negócios Sociais. Com Danisson Reis, do Sebrae Alagoas. (Terá certificação)
 
Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder