* Por Marco Zolet

Basta andarmos pelas ruas de algum centro urbano, em qualquer continente, que veremos como a paisagem mudou. Não digo apenas por novos prédios ou estilos arquitetônicos, mas pelos novos profissionais que estão neste cenário. Motoristas, entregadores, shoppers, passeadores de cachorro, prestadores de serviços diversos, todos estes fazem parte da nova dinâmica de trabalho que as startups criaram.

Segundo monitoramento da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), dentre a totalidade das startups brasileiras, 23% delas representam aquelas que prestam serviço para o consumidor final, as chamadas B2C (business to customer). Nestas empresas, é muito comum que seja utilizado o modelo de colaboradores autônomos prestadores de serviços. No nosso caso, os shoppers. Eles são a ponte entre a tecnologia e a finalização do serviço em si, além de parte fundamental para um serviço mais bem apurado.

Quando iniciamos o planejamento do que viria a ser o Supermercado Now, um ponto essencial foi que tivéssemos um serviço humanizado. Isso nos fez perceber que os shoppers seriam essenciais para que as compras fossem selecionadas minuciosamente e entregues com o devido cuidado. O retorno tem sido muito positivo e nosso número de colaboradores cresce a cada dia. É possível perceber que as nossas lojas parceiras também fizeram suas adaptações, com caixas e carrinhos exclusivos. Mudanças essas impulsionadas por um novo modelo de consumo e prestação de serviços.

Do outro lado, estes profissionais contam com uma possibilidade de renda extra e atividade dinâmica, podendo ser realizada em qualquer parte do dia. Por isso, temos colaboradores que são estudantes universitários ou atuam em outras funções ao longo do dia. É possível, inclusive, trabalhar perto de suas casas.

Para o empreendedor que deseja abrir uma startup focada no público final, com a prestação de serviços sob demanda, acredito que o principal gancho seja estabelecer a primeira geração de colaboradores. São estes que irão ter os primeiros feedbacks dos clientes, perceber onde é preciso aprimorar e quais os pontos de atenção para o futuro. Fortalecida essa base, os próximos que ingressarem receberão o treinamento mais completo e pautado na realidade.

Se contarmos desde a criação do conceito de “trabalho” este modelo é extremamente novo. Passamos por muitas fases e essa que vivemos é baseada na comodidade, tecnologia, agilidade e economia compartilhada. Portanto, que venham as próximas mudanças!


Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Publicação Original


Deixe uma resposta