Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora disponibiliza uma série de e-books gratuitos para download

Em mais um dia de palestras e debates sobre educação empreendedora, o Espaço do Sebrae na Bett Educar 2019 “CER para Transformar”, trouxe os vencedores na categoria Educação Empreendedora do prêmio Professores do Brasil 2018 para apresentarem seus projetos de educação voltados para a comunidade. A Bett Educar 2019 é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que acontece em São Paulo até o dia 17 de maio. O acesso ao evento e à agenda de palestras no espaço do Sebrae é gratuito.

O painel começou com uma palestra da professora Maria Garcia que dá aulas no sistema prisional de Campo Grande (MS) a internos de presídios masculinos e femininos. Batizado de “Empreendedorismo Sustentável, Negócios Inovadores, Criativos e Rentáveis”, o projeto oferece aulas de diferentes matérias, como química, culinária e artesanato para alunos de todas as idades. “De jovens a idosos de mais de 70 anos, todos participam”, afirma.

O segundo caso de boas práticas foi apresentado pelo professor Gonçalo Neto, criador do projeto “Matemática e o Meio Ambiente”, aplicado em escolas da rede municipal de ensino na cidade de Piracuruca (PI). A iniciativa nasceu em abril de 2018, quando Gonçalo percebeu que seus alunos tinham dificuldade com operações matemáticas na sala de aula, mas sabiam aplicá-las no dia a dia. O projeto envolve o aprendizado da matemática na prática de atividades de reciclagem. Com a apresentação de vídeos educativos e visitas a centros de reciclagem, os alunos aprendem quais materiais podem ser reutilizados ao mesmo tempo em que realizam operações matemáticas para o controle e comercialização do material encaminhado a empresas de reciclagem.

Com o engajamento dos alunos, outras matérias passaram a relacionar o conteúdo com o projeto, como português, história e geografia. “Logo, as famílias também se envolveram e passaram a levar materiais para pesagem”. A atividade logo se tornou uma fonte de renda para alguns familiares dos alunos, que chegam a complementar a renda mensal em até R$ 1 mil. Até agora, o projeto já retirou 1,5 tonelada de materiais recicláveis do meio ambiente e hoje conta com o apoio das secretarias de educação e meio ambiente da prefeitura local, além de empresários da cidade.

O Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER) é uma plataforma digital de estudos e ferramentas sobre educação empreendedora. Entre outros serviços, o site do projeto disponibiliza uma série de e-books gratuitos para download sobre como colocar em prática projetos de educação empreendedora.

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder