Índice de Cidades Empreendedoras 2016

Faça download Compartilhar

Novidades da edição do ICE 2016


METODOLOGIA APROFUNDADA

Entre os sete determinantes do crescimento das empresas em uma cidade brasileira, dois deles passaram por melhorias significativas, a fim de apresentar uma visão mais completa do ecossistema:

 

• AMBIENTE REGULATÓRIO

Analisar a burocracia nas cidades brasileiras não é tarefa simples. Com diversas regras e variáveis diferentes entre municípios e estados, definir um padrão comparável se torna um desafio complexo. Grande parte dos dados tampouco existe, o que exige o trabalho de definir critérios e compilar informações direto de fontes específicas para cada uma das cidades e estados do estudo, de maneira desagregada.

Tudo isso sempre foi fato desde a primeira edição do estudo sobretudo quanto a dados que devem ser obtidos junto às prefeituras.

Por isso, nesta edição, a EY e a Endeavor aprofundaram ainda mais sua pesquisa de ambiente regulatório e produziram quatro

novos indicadores sobre o tema, todos em nível municipal:

• Alíquota média do ISS

• Obrigações acessórias dos municípios, para pagamento do ISS

• Número de atualizações tributárias municipais para ISS e IPTU

• Qualidade e facilidade para emissão de Certidões Negativas de Débito (CNDs) nos municípios

• INFRAESTRUTURA

Um dos grandes desafios de todas as cidades analisadas neste estudo tem a ver com a facilidade com que pessoas e mercadorias

podem ser transportadas no dia a dia. Estar em uma cidade com boa mobilidade é fundamental para que empreendedores tenham

empresas com logística eficiente, onde todos tenham maior qualidade de vida.

 

Por tudo isso, nesta edição do estudo foi adicionado um novo indicador do índice de fluidez no trânsito, formado por dados do

Waze e da 99, ambas empresas cada vez mais comprometidas com a mobilidade urbana das cidades em que atuam.

Todos os indicadores da pesquisa e sua metodologia, incluindo esses novos, podem ser vistos na página 130 deste relatório.

• EXEMPLOS DE EMPREENDEDORES PARA CADA REGIÃO

 

Nesta edição, na seção do perfil das regiões, foram adicionadas histórias de empreendedores que retratam com seu dia a dia algumas das principais características de cada uma das regiões do País. A intenção é mostrar que, por trás dos dados apresentados no ICE 2016, há empreendedores que sentem todos os dias os desafios e as potencialidades de cada local. Para além dos dados, as histórias nos trazem uma visão do ambiente empreendedor da região, por quem mais a vive.

 

O Índice de Cidades Empreendedoras tem como objetivo analisar o ecossistema empreendedor das principais cidades brasileiras, para apontar aquelas que possuem condições mais propícias para o desenvolvimento de empresas, e mostrar como ainda podem evoluir.

 

Faça download

O post Índice de Cidades Empreendedoras 2016 aparece em Endeavor.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder