“Boa tarde”,  foi assim que o 44o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou sua participação no VTEX DAY, um dos maiores eventos de inovação digital da América Latina. Ele seguiu dizendo que o Brasil é um dos lugares para os quais mais gosta de viajar, que tinha se encontrado com Pelé na parte da manhã, e que ouvia Tom Jobim quando namorava Michelle, sua esposa. Durante cerca de uma hora, o Presidente falou sobre seus maiores desafios, a importância da educação e também deu dicas para aqueles que estão desenvolvendo um negócio.

Segundo Barack Obama, precisamos criar um sistema educacional que prepare os jovens para o pensamento crítico. Ele aproveitou para citar o exemplo de uma professora da escola onde estudou no Havaí aos 10 anos e que conseguiu inspirá-lo a seguir adiante com os estudos.

“O poder de inspirar uma criança é um dos maiores presentes que um professor pode dar. Um mau professor pode te ensinar álgebra, mas grandes professores te ajudam a entender você mesmo, seus valores e o que é importante”.

Ele também falou que com os avanços da Inteligência Artificial,  é preciso pensar em novos modelos de educação. Ele destaca que hoje já acontece e cada vez mais as máquinas irão fazer os trabalhos dos humanos com muito mais eficiência, mas só as pessoas podem ser criativas. “Os países que ensinarem suas crianças a serem criativas e a pensar criticamente serão os mais bem sucedidos economicamente”.

Ele cita o caso da Finlândia, onde os professores ganham tanto quanto os médicos, e é muito difícil se tornar professor. Com isso, hoje a Finlândia é um dos países com a melhor educação do mundo.

O Presidente destacou que assim como os Estados Unidos, o Brasil possui uma grande diversidade com pessoas de diferentes raças e backgrounds, o que favorece a criatividade e inovação. “Se negros e mulheres não forem incluídos, você não está aproveitando todo o talento disponível”. Ele acrescenta que é fundamental ter pessoas com opiniões diversas em um time, pois faz com que você tenha outros pontos de vista, te ajudando a tomar as melhores decisões.

Além disso, Obama contou que durante os oito anos na presidência conseguiu construir uma boa equipe. “Você não precisa se preocupar se existe alguém que sabe mais do que você, um bom líder não é quem tem as repostas, mas sim quem tem as perguntas certas. Quando se é presidente, você não pode ser especialista em todos os temas dos quais precisa tratar, mas precisa fazer as perguntas certas”.

Obama também destacou que após a presidência está focado em preparar e inspirar novos líderes. Ele lembrou de uma viagem ao Rio de Janeiro quando viu algumas crianças em uma favela jogando bola e achou que elas eram muito parecidas com ele quando criança. Ele destaca que nasceu em um país que, apesar das dificuldades,  o permitiu crescer.

“Nós temos uma mentalidade que dificulta criar sociedades mais igualitárias, pois fomos ensinados que quanto mais dinheiro, mais sucesso nós temos, e é assim que medimos nosso valor”.

Fazendo uma comparação com o Vale do Silício, hub de inovação conhecido mundialmente, Obama destaca que para desenvolvermos inovação e startups precisamos de leis de incentivo, de transparência, responsabilidade, base tributária, infraestrutura e investimentos em escolas. Com isso, teremos um bom mercado, apto para gerar cada vez mais negócios.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta