Em seu discurso de abertura, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, defendeu o Brasil como um país de empreendedores natos

Diretores do Sebrae e convidados, no primeiro dia do Seminário Brasil Mais Simples

No primeiro dia do Seminário Brasil Mais Simples, que acontece nesta quinta e amanhã, sexta-feira, em Brasília, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, defendeu que a instituição seja um instrumento para fazer com que a sociedade ouse mais, sem ter medo de empreender. O evento tem como finalidade buscar parceiros estratégicos no âmbito de políticas públicas, necessárias à simplificação do processo de formalização de empresas, em todas as esferas governamentais.

“O brasileiro é um empreendedor por natureza e por isso deve ousar mais”, afirmou Melles, ao abrir o seminário, ressaltando que o Sebrae sempre lutou pela desburocratização do ambiente de negócios e está empenhado, juntamente com o governo, na promoção do desenvolvimento do país. “Nós precisamos acreditar nas pessoas, dar a elas credibilidade e confiança e não podemos mais ter regras que limitem o desenvolvimento. Estou convencido de que o Sebrae é um instrumento para deixar o Brasil mais simples”, reforçou ele em seu discurso.

Na ocasião, o Sebrae assinou com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) um termo de cooperação para a aplicação da Lei que obriga o poder público a dar tratamento diferenciado aos pequenos negócios nas compras governamentais, conforme estabelece a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei nº 123/2006). “O convênio é para que a Lei não fique sendo apenas um anúncio, mas que ela seja concretizada. O Ministério Público estará empenhado para que tenhamos uma economia mais forte e isso depende das micro e pequenas empresas”, declarou o Presidente da Conamp, Victor Hugo de Azevedo Neto.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, general Floriano Peixoto Vieira Neto, garantiu que a meta do governo é simplificar, cada vez mais, o ambiente de negócios no país. “Estamos firmando parcerias com uma instituição forte como o Sebrae, uma empresa que facilita a vida do cidadão”, disse o ministro enquanto falava da necessidade de termos processos mais fluídos. Ele aproveitou o momento para registrar que uma das medidas tomadas pela presidência foi a criação de uma secretaria de modernização do estado. “Com isso, o processo de desburocratização vai ser concretizado para melhorar o ambiente de negócios. A intenção é deixar um legado para além de 2022”, finalizou.

Para o embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, falar em menos burocracia e mais desenvolvimento é fácil, mas colocar as duas ações na prática é algo complexo. Convidado pelo Sebrae para participar do evento, o diplomata defendeu a inovação como principal ferramenta para enfrentar os entraves sofridos pelos empreendedores. Ele apresentou aos participantes do Seminário a experiência de seu país, que está em primeiro lugar no mundo no tocante à digitalização dos serviços aos cidadãos.

Também estiveram presentes no evento, o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, além dos diretores do Sebrae, Bruno Quick, da Diretoria Técnica; e Eduardo Diogo, da diretoria de Administração e Finanças.

Palestrante
A abertura do primeiro dia do seminário aconteceu com a palestra magna do Secretário Especial da Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, que descreveu as medidas que o poder público federal vem adotando para melhorar o mundo dos negócios. Um dos exemplos citados por ele foi a Medida Provisória da Liberdade Econômica, sancionada recentemente pelo Palácio do Planalto. “É o caminho para a desburocratização e simplificação para os pequenos negócios”, enfatizou o Secretário em seu discurso.

Serviço
O Seminário Brasil Mais Simples é realizado anualmente, desde 2008.
O evento termina nesta sexta-feira (07/06).
Local: Brasil 21, Brasília
Seminário Brasil Mais Simples
Transmissão ao vivo pelo site brasilmaisimples2019.com.br

 Assessoria de Imprensa Sebrae

Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder