Segundo o Relatório Setorial de TIC 2019 da Brasscom sobram vagas e falta mão de obra na tecnologia, a perspectiva é que até 2024 o setor deva demandar 420 mil novos profissionais. Em 2018 o segmento tech empregou mais de 1 milhão de pessoas e gerou mais de 43 mil novos empregos no Brasil. Do total de empregos gerados, 28 mil são dos subsetores de Software e Serviços, segmento que, segundo o relatório, possui maior potencial de crescimento para os próximos anos.

O relatório apurou também que a oferta de profissionais capacitados é de apenas 42 mil por ano. “Atualmente as empresas de tecnologia já estão competindo pelos melhores profissionais, por isso muitas dessas organizações acabam investindo em ferramentas para reterem talentos, engajarem times e até mesmo proporcionar capacitação para aqueles que ainda não estão qualificados. Há muita oportunidade para ser explorada”, comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, empresa que promove inovação no RH através da saúde corporativa.

A falta de mão de obra já é realidade. Em Santa Catarina, um dos principais polos de inovação do país, o setor já representa 5,6% do PIB. O estado emprega mais de 47 mil pessoas e conta com mais de 16 mil empreendedores de tecnologia, segundo dados do Observatório ACATE – panorama 2018.

Mesmo em Santa catarina, onde o capital humano é destaque no estado — como mostrou o último Índice Cidades Empreendedoras (ICE), da Endeavor — falta mão de obra e sobram vagas. “A causa dessa carência de mão de obra é a falta de profissionais qualificados para assumirem os cargos disponíveis. Para resolver esse problema de maneira eficiente só tem uma saída: investir em qualificação”, comenta Eduardo Varela, CEO da Codenation, startup que desenvolve programas de capacitação para pessoas que já estão na área de tecnologia ou têm interesse em migrar para este segmento.

A startup Nift, primeira plataforma de entrevistas de emprego por chatbot do Brasil e acelerada pelo Darwin Startups, criou um mapa que reúne as vagas abertas em empresas de tecnologia de Blumenau, Florianópolis e Joinville. Os usuários podem acompanhar as oportunidades neste link.

Atualmente as empresas do estado já demandam mais de 700 profissionais. Confira algumas das oportunidades aqui:

Hiper

A Hiper, empresa da Linx que desenvolve soluções para micro e pequeno varejo está com 6 vagas abertas, contratando profissionais engenheiro de software, coordenador de projetos suporte técnico e estagiário em marketing. A empresa está localizada em Brusque, interior de Santa Catarina e possui selo GPTW. “Atualmente nosso maior desafio é encontrar pessoas qualificadas para os cargos, e além da qualificação, é necessário ter afinidade com a cultura da empresa, avaliamos os dois com o mesmo peso. Em alguns momentos a personalidade é até mais importante do que  a qualificação técnica, se a pessoa quer aprender, se desenvolver, não precisa chegar sabendo tudo”, comenta Jenifer Moritz, gestora de Talentos da Hiper. Para se candidatar basta acessar este link.

Effecti

A Effecti é uma startup de Rio do Sul especializada em desenvolver soluções para participantes de licitações. Atualmente a empresa está com 3 oportunidades, buscando programadores, vendas internas e representante de desenvolvimento de negócio. A empresa oferece aprendizado constante com ambiente criativo, dinâmico, colaborativo e inteligente. Para visualizar as oportunidades e se inscrever, basta acessar o site da Effecti.

HostGator

Uma das principais provedoras de hospedagem de sites do mundo, a HostGator busca profissionais para preencher 14 vagas abertas em Florianópolis. O escritório localizado na capital catarinense responde pelas operações da empresa na América Latina. O ambiente tem área de descompressão com jogos diversos, sala de confraternização com churrasqueira e cozinha, cantinho da soneca, salas de treinamento e chuveiros, entre outros espaços. As vagas disponíveis – efetivas e de estágio – abrangem cargos como desenvolvedor(a), designer, analista de suporte, analista de infraestrutura em segurança da informação, entre outros. Os detalhes de cada uma, além de informações sobre como se candidatar, estão disponíveis no site da HostGator.

Softplan

Uma das maiores empresas de desenvolvimento de software para gestão do Brasil, a Softplan, de Florianópolis, está em busca de profissionais, especialmente desenvolvedores. Com cerca de 1,9 mil colaboradores e há 29 anos no mercado, a empresa conta com mais de 3 mil clientes em todo o país e segue em um fluxo contínuo de contratações. No momento, são cerca de 130 oportunidades abertas. Para verificar os requisitos para cada uma, basta acessar o site da empresa: www.softplan.com.br/carreira. Confira as vagas por departamento:

Dígitro Tecnologia

mais de 40 anos desenvolvendo hardwares e softwares para comunicação corporativa e inteligência, a Dígitro está com 11 vagas abertas para sua sede, em Florianópolis. Interessasdos devem acessar o site www.digitro.com/carreira/ para conhecer os requisitos de cada vaga e cadastrar currículos.

GoGood

A GoGood é uma empresa de saúde digital corporativa focada em prevenir doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A empresa, que atende principalmente médias e grandes organizações — como PayPal e Santander — , conquistou resultados como a duplicação da frequência de prática de atividades físicas dos usuários. Em 2019, foi uma das selecionadas para o ScaleUp Endeavor Transforma. A startup passou por um período de aceleração na Plug and Play Tech Center, em programa com a parceria da Porto Seguro, e a Oxigênio Aceleradora, também da Porto Seguro e é a única plataforma de bem-estar certificada como parceira do Great Place to Work (GPTW). Agora a empresa está procurando por um profissional de marketing. Para se inscrever basta acessar o site da GoGood.

Involves

A Involves é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma para gestão de trade marketing e monitoramento de equipes de promotores de vendas de campo em tempo real. A empresa conta com mais de 190 colaboradores e aplica políticas inovadoras em gestão de pessoas, ocupando lugares de destaque no GPTW. Em 2018, conquistou a primeira posição entre as médias empresas em Santa Catarina. Referência em trade marketing no Brasil, a Involves está com 59 oportunidades abertas para 32 cargos.

Paradigma Business Solutions

Há 20 anos desenvolvendo soluções de relacionamento e negociação eletrônica nos segmentos de ETRM (Energy and Trade Risk Management), compras públicas e SRM (Supplier Relationship Management), a Paradigma Business Solutions S.A. está com vagas abertas para Florianópolis, principalmente para cargos de desenvolvedores e analistas de sistemas. Maiores informações estão disponíveis no site da empresa, onde também pode ser cadastrado o currículo.

DOT digital group

O DOT digital group é uma das maiores empresas de educação digital do Brasil, com 300 colaboradores. Com atuação internacional, o grupo já capacitou mais de 5 milhões de pessoas em cursos desenvolvidos para o mercado corporativo e acadêmico. Recentemente, o DOT abriu uma joint venture em Portugal para levar sua tecnologia à Europa. A empresa está com 16 vagas abertas para Florianópolis. Cadastre seu currículo

Unifique

A Unifique é a primeira no ranking Anatel de satisfação do cliente em SC. A empresa tem sede em Timbó, e 46 unidades de negócios espalhadas pelo Estado. Além de serviços de internet, oferece TV por assinatura e telefonia digital para 116 cidades catarinenses. A meta é chegar a  1 milhão de residências até 2025. A Unifique está com 28 vagas abertas em diversas cidades catarinenses. Cadastre seu currículo.

Cheesecake Labs

A Cheesecake Labs é uma empresa de design e desenvolvimento web & mobile que ajuda startups e empresas a aumentar seu impacto positivo por meio da tecnologia e de pessoas empoderadas. Com uma cultura disruptiva e com raízes no Vale do Silício, constrói produtos para diferentes indústrias em colaboração com startups e empresas dos EUA, Europa e Brasil. A empresa mantém iniciativas voltadas para o bem-estar dos colaboradores, como uma política pet friendly, plano de benefícios flexível e cultura open source. Essas práticas levaram a Cheesecake conquistar o título de Great Place to Work três anos consecutivos, sendo destaque entre as pequenas empresas catarinenses. A Cheesecake Labs está com duas vagas abertas em Florianópolis, para Android developer e business development Representative. Cadastre seu currículo.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder