Maior evento de câmaras de comércio do mundo vai discutir a construção de um “futuro compartilhado” para a economia mundial

O Rio de Janeiro receberá, nos dias 12, 13 e 14 de junho, mais de 1000 lideranças empresariais e autoridades de vários países para o maior fórum global do setor, realizado pela primeira vez na América do Sul. Promovido pela International Chamber of Commerce (ICC) – a maior organização de negócios do mundo, que representa mais de 45 milhões de empresas e 1 bilhão de trabalhadores em mais de 100 países – , em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – instituição que defende os interesses do setor de comércio e serviços nacional-, o 11th World Chambers Congress será um marco para o associativismo.

George Pinheiro, presidente da entidade coorganizadora, acredita que o evento, cujo tema é “Criando um futuro compartilhado”, oferecerá um momento único para conectar participantes e gerar oportunidades de negócios: “Vamos compartilhar as melhores práticas, trocar ideias e inspirar novos pensamentos, debatendo formas de atores não-estatais conquistarem mais espaço na governança de seus países, por meio de sua influência, cadeias de suprimento e base global de clientes”.

“O papel das câmaras do comércio é essencial para o desempenho das micro e pequenas empresas, pois incentiva a criação de oportunidades de inovação no ambiente dos negócios. Na prática, significa avanços e permite o fortalecimento da criação de emprego e renda em suas respectivas áreas de atuação. Cerca de 43% dos pequenos negócios encontram-se no setor do Comércio. A atuação do Sebrae junto às câmaras é estratégica e cria perspectivas de avanços na melhoria do ambiente dessas empresas”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A missão do encontro é inspirar ação, estimular a colaboração e desenvolver um senso de valores compartilhados dentro e entre as comunidades de negócios e a rede global de câmaras. Para tanto, um dos focos está no papel do mundo empresarial nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos desafios do setor privado para a implementação da Agenda 2030.

Programação
A programação contará com palestrantes de renome, incluindo Arancha González, diretora executiva da International Trade Centre de Genebra e agente de desenvolvimento das Nações Unidas. Ela é especialista em questões de comércio internacional, foi chefe de gabinete da Direção Geral da Organização Mundial do Comércio e porta-voz da Comissão Europeia para o comércio. Atualmente, co-preside o Conselho da Agenda do Fórum Econômico Mundial (WEF) sobre o Futuro do Comércio e do Investimento. Também já estão confirmados os nomes de Hamad Buamim, presidente e CEO da Dubai Chamber of Commerce and Industry; John W.H. Denton, secretário-geral da ICC; María Fernanda Garza Merodio, presidente e CEO da empresa mexicana Orestia S.A; Yassin Al Suroor, presidente e CEO do A’Amal Group da Arábia Saudita; e Timothy Murphy, do Conselho Global da Mastercard. Há, entre os convidados, palestrantes brasileiros, caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do atual ministro da economia Paulo Guedes, e, ainda, destaques como Gita Gopinath, do Fundo Monetário Internacional.

As sessões plenárias começam com a discussão sobre a necessidade de adequação das instituições às mudanças sociais, à revolução digital e às novas tendências de mercado, com o tema ‘Um mundo disruptivo: Abrindo novos caminhos para um futuro compartilhado’. Também serão abordados os impactos econômicos e sociais da corrupção e como é possível lidar com o problema e estimular inovação, na plenária ‘Construindo mercados justos e transparentes para todos’. A sustentabilidade é outro item da agenda, que vai tratar dos desafios criados com as mudanças climáticas e a necessidade de adaptação dos negócios, a partir da pauta ‘Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e as Mudanças Climáticas: Prosperando em uma Economia de Baixo Carbono’.

É claro que o incentivo à nova geração de empreendedores é assunto do congresso, que trabalhará ‘O discurso da liderança: Mudando o mundo permanentemente’. ‘Repensando a educação: Habilidades para a economia global do futuro’ será o tema de mais uma plenária, que pretende abordar a transformação da aprendizagem por conta das novas tecnologias e os novos modelos de negócios. Como as empresas podem fortalecer a movimentação de talentos para promover a inovação e crescer? Esta é a questão a ser discutida na plenária ‘Potencializando a mobilidade humana para o crescimento econômico e o empreendedorismo’. Em ‘Construindo cidades inteligentes da maneira correta’ será debatido o impacto da sociedade urbana na economia e no planeta e como o aumento da população afeta o nosso futuro.

Haverá dez workshops, que vão debater desde a revolução do comércio eletrônico para pequenas empresas até a internacionalização dos micro e pequenos negócios e o papel das câmaras de comércio nesse processo de expansão para mercados estrangeiros, passando pela tecnologia blockchain e suas aplicações mais promissoras; novas fronteiras na facilitação do comércio; investimentos na infraestrutura inclusiva em economias emergentes; alternativas financeiras fora das instituições bancárias tradicionais; formas de impulsionar negócios com passaportes para mercadorias, certificados de origem e outros documentos; mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos nas relações comerciais; e a adaptação das câmaras para a transformação digital.

Como participar
As inscrições para o 11th World Chambers Congress podem ser feitas no site: www.worldchamberscongress.org
Será montado um espaço de 2.400 m², em instalações de última geração, para exposição de produtos e serviços, com o objetivo de maximizar as oportunidades de networking.
Outra alternativa é a aquisição de cotas de patrocínio, fortalecendo a visibilidade da marca da empresa em novos mercados, que também garante benefícios como apresentação de vídeo da organização, indicação de candidatos a palestrante e inclusão da logomarca na identidade visual do congresso, entre outras vantagens. Os pacotes de patrocínio podem ser personalizados de acordo com a estratégia de marketing e negócios do interessado. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Sobre o 11th World Chambers Congress
O World Chambers Congress é o principal evento do gênero que reúne câmaras de comércio, empresas e governos, e é organizado a cada dois anos pela ICC e WCF, juntamente com uma instituição parceira. Em 2019, ano em que se celebram 20 anos desde o primeiro congresso e 100 anos de existência da ICC, a CACB co-organiza o evento que, primeira vez chega a América do Sul e deve reunir mais de mil empresários de 100 países. O #11WCC é o ambiente ideal para compartilhar as melhores práticas, trocar ideias, desenvolver redes e abordar os mais recentes problemas do mundo dos negócios.
Saiba mais em www.worldchamberscongress.org.

 Competição mundial

O #11WCC promove, ainda, a Competição Mundial de Câmaras de Comércio, único programa de prêmios que reconhece projetos inovadores realizados por entidades de todo o mundo. Em 2019, a edição recebeu um total de 73 inscrições de 29 países, o segundo maior número de projetos dos 16 anos de história da competição. Os melhores projetos concorrem em 3 categorias: Educação e Treinamento; Desenvolvimento de MPEs e Empreendedorismo; e Não Convencional.

Credenciamento de imprensa
Atenção, jornalista – Para receber o voucher de acesso ao evento, faça seu cadastro em https://forms.gle/1dHgC4a8Prmg2HSo6 e mande mensagem para [email protected] ou WhatsApp para (61) 9-9276-4477.

App
Aproveite para baixar o aplicativo do evento. Pesquise 11th World Chambers Congress e faça o download no Google Play ou na Apple Store. O e-mail utilizado deve ser o mesmo da inscrição. A senha é 11WCC.

Patrocinadores e Parceiros
O #11WCC tem como patrocinadores Certisign, Qatar Chamber, Dubai Chamber, The Chamber of Commerce and Industry of the Russian Federation, Northern Ireland Chamber of Commerce and Industry, Sharjah Chamber of Commerce & Industry, ATA Carnet, Banco do Brasil, Bogotá Chamber of Commerce, Geneva Chamber of Commerce, Industry and Services, GS1 Brasil, Fundação Pitágoras, Silk Road Chamber of International Commerce, vCargo Cloud, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Cámara Argentina de Comercio y Servicios e Banco Santander. São parceiros do evento: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Programa Al-Invest 5.0, Confederation of Asia Pacific Chambers of Commerce and Industry, Confederação Nacional da Indústria, Center for International Private Enterprise, International Trade Centre, Asociación Iberoamericana de Cámaras de Comercio, Junior Chamber International e Torino Chamber of Commerce, Industry Crafts and Agriculture. São parceiras de mídia a Global Trade Review e a The Business Year. São parceiras aéreas a Latam Airlines e a OneWorld.

SERVIÇO
O QUÊ: 11th World Chambers Congress
QUANDO: 12, 13 e 14 de junho de 2019
ONDE: Windsor Expo Convention Center – R. Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
QUEM: 1000 participantes de 100 países
COMO: Maior Congresso Mundial das Câmaras de Comércio realizado pela primeira vez na América do Sul
POR QUE: Para discutir o tema “Criando um futuro compartilhado”

Atendimento à imprensa no Brasil
Coordenação: Katiuscia Sotomayor +55 (61) 9-9276-4477
Erick Arruda +55 (61) 9-8151-3666
Joana Albuquerque +55 (61) 9-9616-8062
Bernardo Fonseca +55 (61) 9-8188-4074

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta