Sebrae e CNI premiaram 15 empresas de pequeno, médio e grande porte pelo compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico

A 6ª edição do Prêmio Nacional de Inovação reconheceu 15 empresas de sete estados brasileiros que investem em processos e produtos inovadores. Os prêmios para os pequenos negócios ficaram com a Boulle, CCLi, Editora Belas Letras e Topos Informática. Akaer, BMD Têxteis, Ativa Soluções Tecnológicas, Angelus e MIP Engenharia foram as médias indústrias reconhecidas, enquanto entre as grandes foram: WEG, Natura, Enel, Embraco, Basf e Aker Solutions. A solenidade de entrega do Prêmio aconteceu durante o 8º Congresso Nacional de Inovação da Indústria, promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

“Para nós, do Sebrae, das startups e das empresas inovadoras, essa noite tem um sabor especial. É um momento de alegria, encantamento, celebração. É saber que o Sebrae está no caminho certo e que, sobretudo, o brasileiro é um grande entusiasta. Não se faz empreendedorismo e inovação sem a alegria e esperança de transformar nossa sociedade”, comemorou o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Os finalistas são todos campeões. Somos aqui 24 campeões. O Sebrae se sente honrado, junto com a CNI, pois vocês estão criando um país melhor”.

“Assumimos o desafio de fazer com que o setor privado se comprometa com o que há de melhor e inspirador em termos de novas tecnologias, produtos, processos, serviços, mercados e políticas. É assim que vemos a inovação: como a saída mais inteligente para o triunfo, vencendo, inclusive, as adversidades econômicas. Essa é a razão de ser desse prêmio”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

O Prêmio Nacional de Inovação é dividido em três modalidades, definidas por porte das empresas. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo que esta última tem quatro sub categorias: produto, processo, organizacional e marketing. Nesta edição, também foram reconhecidas empresas que promoveram práticas inovadoras em saúde e segurança do trabalho (SST).

“É um prazer estar aqui pela Topos Informática. Passamos por uma transformação nos últimos tempos, que nos permitiu comprovar processos e criar uma estrutura realmente colaborativa. Agora entendemos como funciona o processo de aceleração empresarial e agradecemos todos os que nos ajudaram a chegar até aqui”, celebrou o diretor da Topos Bahia, Ramon Santos, destacando que a Topos representa o estado da Bahia – única finalista do Nordeste das MPE. A empresa sagrou-se campeã nas categorias Inovação Organizacional e Gestão da Inovação.

A honra em vencer o Prêmio foi ressaltada por Rodolpho Gutierrez, da Boulle Móveis de Fundamento: “Essa lareira tem uma história especial, pois foi o 1º produto com produção em série. Nosso produto representou o design brasileiro nos Jogos Olímpicos e fomos convidados para expor em Milão em 2017 e 2018”. Por sua vez, Gustavo Guertler, diretor da Editora Belas Letras, declarou: “Muito obrigada ao Sebrae e à Fernanda, nossa Agente Local de Inovação (ALI). Inovação é não colocar as pessoas em caixinhas, é deixar elas pensarem”.

Todos os vencedores participarão de imersão internacional em ecossistema de inovação. Além disso, aqueles que ficaram em 1º lugar nas categorias de produto e processo terão R$ 150 mil pré-aprovados para desenvolver projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria – iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Sebrae.
Conheça os projetos vencedores

MICRO OU PEQUENA EMPRESA

Inovação de Produto: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)
A Boulle cria móveis exclusivos e funcionais de madeira maciça, utilizando matéria-prima de origem sustentável e ecologicamente correta, buscando árvores caídas naturalmente ou madeiras submersas em rios e represas, além de peças antigas para promover uma transformação. A principal inovação foi a Lareira LUG, que é uma lareira portátil, de uso doméstico, fabricada a partir de um bloco maciço de madeira certificada, que utiliza álcool líquido para seu funcionamento e possibilita o aquecimento de até 20m² por duas horas.

Inovação em Processo: CCLi Consultoria Linguística (São José do Rio Preto, SP)
A CCLi é uma consultoria linguística que está expandindo para todo o país por meio de projetos via videoconferência. A principal inovação implementada é uma nova metodologia para consultoria linguística que aborda o cliente de modo distinto aos cursos tradicionais de idiomas, oferecendo soluções customizadas para cada pessoa. A inovação deu resultados: 100% dos alunos que tiveram aulas com a nova metodologia foram aprovados na certificação de idiomas TOEFL.

Inovação em Marketing: Editora Belas Letras (Caxias do Sul, RS)
A editora Belas Letras produz livros sobre criatividade, viagens, família e gastronomia, compartilhando experiências transformadoras para tornar o mundo um lugar mais humano, sensível e criativo. Entre as principais inovações estão as mudanças no modelo de vendas e as parcerias estratégicas que permitiram a entrada em novos mercados. Como exemplo, a campanha “compre um, doe um” promoveu o engajamento dos clientes na doação de mais de 5 mil livros e potencializou as vendas online da editora. Linha de produtos exclusivos, criação de livros infantis personalizáveis e vendas de livros digitais aumentaram o faturamento da empresa.

Inovação Organizacional: TOPOS Informática (Salvador, BA)
A TOPOS atua há mais de 25 anos prestando serviços nas áreas de TI e comunicação. A empresa implementou um novo modelo de negócio baseado na lógica de aceleração de startups e geração de spin-offs. Chamado “GetIN”, funciona como uma unidade de apoio administrativo, auxiliando na gestão das diferentes linhas de negócios, bem como um mecanismo de geração de spin-offs e aceleração de startups para os múltiplos novos negócios desenvolvidos pela organização. Devido à inovação, a empresa captou novos clientes, aumentou o portfólio de ofertas e obteve significativos impactos positivos no faturamento.

Gestão da Inovação: TOPOS Informática (Salvador, BA)
A TOPOS criou um “Espaço da Inovação”, onde os colaboradores podem discutir e desenvolver ideias para novos projetos, e implantou um “Portal de Inovação”, engajando colaboradores em diferentes níveis organizacionais, no processo de inovação. O portal foi tão bem-sucedido que se tornou um produto da TOPOS e já é oferecido ao mercado. Além disso, a empresa implantou o modelo de negócio “GetIN” como uma forma de aceleração de startups e geração de novos negócios por meio de spin-offs. Essas iniciativas destacam a TOPOS como uma referência para Gestão da Inovação em uma pequena empresa brasileira.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)
A Boulle apresentou expressivos resultados decorrentes das práticas relacionadas à saúde e segurança no trabalho. Há uma preocupação quanto à segurança, saúde e ergonomia dos colaboradores, parceiros, fornecedores e terceirizados. Há treinamentos sobre segurança e ergonomia, campanhas de conscientização sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, padronização dos processos e mecanismos para a segurança na operação de máquinas e equipamentos. A empresa ostenta um histórico impecável, nunca tendo tido colaboradores afastados por acidente ou doenças de trabalho desde a fundação da empresa.

MÉDIAS EMPRESAS

Inovação de produto: Akaer Engenharia S.A. (São José dos Campos, SP)
Akaer é uma empresa de soluções tecnológicas integradas especializada no desenvolvimento de aero-estruturas e gestão de projetos “Turn Key” para os setores aeroespacial e de defesa. Desenvolveu nova báscula, mais eficiente, leve, de maior capacidade e vida operacional para o mercado de mineração. A câmera para nano satélite de alta resolução oferece ganhos significativos em peso, resolução, capacidade de processamento e versatilidade. Os produtos apresentam resultados efetivos e evidenciaram a capacidade de inovar da empresa, contribuindo para o crescimento expressivo do faturamento da Akaer nos últimos anos.

Inovação em processo: BMD Têxteis (Camaçari, BA)
A BMD fabrica tecidos técnicos e geossintéticos, é referência na América Latina. Desenvolveu máquina capaz de substituir outros quatro equipamentos nas atividades de furar, estampar e costurar tecidos. A inovação possibilitou ganhos na produção de lonas, redução de custos na operação e propiciou mais segurança aos trabalhadores. A empresa também criou um pigmento líquido para o subprocesso de pintura de produtos em parceria com seu fornecedor. O projeto permitiu redução de tempo de setup de máquinas e redução do lote econômico de produção.

Inovação em marketing: Ativa Soluções Tecnológicas (Santa Rita do Sapucaí, MG)
A Ativa é estabelecida no “Vale da Eletrônica” e atua nos mercados de telemetria e gerenciamento remoto para diversos segmentos. Sua principal inovação de marketing foi o reposicionamento do Datalogger Baixo Consumo VRP para controle remoto das válvulas redutoras de pressão e Datalogger Baixo Consumo 100 com certificação INMETRO para ambientes explosivos que possibilitaram a entrada nos mercados de gás e saneamento. A empresa conseguiu aumento expressivo em seu faturamento em decorrência dessas inovações.

Inovação organizacional: Akaer Engenharia S.A. (São José dos Campos, SP)
A Akaer desenvolveu o programa InovAKAER, que promoveu inovações em processos organizacionais, produtivos e de apoio. O programa torna a empresa fornecedora integrada “Tier 1”, para os mercados nacionais e internacionais de sistemas complexos de engenharia, principalmente para a indústria aeroespacial e de defesa. Por meio do InvAKAER, a empresa desenvolveu soluções que estão em operação para os clientes, como os sistemas de simulação e realidade virtual. A Akaer conquistou retornos comerciais imediatos nos diferentes mercados de atuação e alcançou diferenciais competitivos de destaque.

Gestão da Inovação: Angelus Indústria de Produtos Odontológicos (Londrina, PR)
A Angelus é uma empresa de pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos na área de saúde bucal. Oferece biocerâmicos para tratamento de canais e produtos em fibras de vidro e carbono para suporte de próteses dentárias. Comercializa seus produtos para 86 países e possui uma base de distribuição na Flórida (EUA) e uma filial no Japão. Oferece o programa Angelus, de apoio à pesquisa e incentivo de pesquisadores externos, bonificação por resultados e sistemas de gestão de projetos de inovação. Possui uma área de inteligência para monitoramento do mercado. A organização possui diversas patentes internacionais e também obteve resultados financeiros expressivos em decorrência das ações de inovação.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: MIP Engenharia (Belo Horizonte, MG)
A MIP Engenharia foi fundada em 1961 e oferta projetos de engenharia em obras industriais, projetos de EPC e Turn Key. Implementa ações relacionadas à saúde e segurança no trabalho, como a análise de Aspectos e Impactos Ambientais Adversos, práticas de lean construction e campanhas “carona solidária” e “direção sem álcool”. Também aplica ferramentas contínuas de avaliação comportamental e identificação de situações de risco. Esses esforços resultaram em indicadores significativos de segurança e saúde do trabalho, como zero acidentes nos últimos anos, boa taxa de satisfação dos funcionários e três premiações promovidas pela Vale como empresa destaque na gestão de segurança do trabalho em suas obras.

GRANDE EMPRESA

Inovação de Produto: WEG Equipamentos Elétricos (Jaraguá do Sul, SC)
A WEG fabrica motores elétricos, motorredutores, nobreaks, painéis elétricos, sensores industriais, tintas e vernizes para os setores de geração, transmissão e distribuição de energia, automação e controle industrial e segurança de máquinas. Com o WEG Motor Scan, monitora remotamente motores por meio de sensores não-invasivos capazes de medir temperatura, vibração e tempo de funcionamento. Construído a partir de inteligência artificial e redes neurais, proporciona melhor gestão da manutenção e maior durabilidade dos equipamentos, bem como integra-os aos sistemas da Indústria 4.0.

Inovação em Processo: Natura Cosméticos (São Paulo, SP)
A Natura é uma multinacional brasileira de produtos cosméticos, vendidos por mais de 1,7 milhão de consultoras em todo o país. Entre as inovações em processos, estão a implementação de tecnologias de realidade aumentada na produção, o uso de impressão 3D para fabricação de peças de máquinas, a estruturação do “Centro de Excelência em Ágil”, responsável pela implementação da metodologia ágil em toda a organização e a adequação de seu processo produtivo às tecnologias da Indústria 4.0 por meio de veículos guiados automaticamente, robôs e inteligência artificial.

Inovação em Marketing: Enel (Niterói, RJ)
A Enel é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro. As principais inovações em marketing incluem iniciativas para o fomento à diversificação da matriz energética nacional, o lançamento do primeiro V2G latino-americano, sistema que permite a carros elétricos devolver energia não-utilizada, a iniciativa “Ecoenel”, que oferece descontos na conta de energia a partir de resíduos recicláveis; e o programa “Luz Solidária”, que viabiliza a venda de equipamentos eficientes com desconto de até 50%, gerando a criação de mais de 200 projetos sociais por meio de crowdfunding.

Inovação Organizacional: Embraco (Joinville, SC)
A Embraco é uma empresa global que desenvolve soluções inovadoras em refrigeração para os segmentos residencial, comercial, de distribuição e revenda. Implementou modelo de gestão de pessoas “Carreira W”, que define três pilares para o desenvolvimento dos colaboradores: competências técnicas, de projetos e administrativas. Esse modelo permite que todos os talentos evoluam nas áreas em que mais se identificam, garantindo que a Embraco desenvolva e retenha pessoas com diferentes perfis de liderança. Essa prática contribui para agilidade nos processos decisórios e potencializam os esforços no desenvolvimento de inovações.

Gestão da Inovação: BASF (São Paulo, SP)
O Grupo BASF conta com 114 mil colaboradores e portfólio organizado em cinco segmentos: químicos, produtos de performance, materiais e soluções funcionais, soluções para agricultura e petróleo e gás. Possui programa de sugestões de colaboradores BASF – EUREKA; o Prêmio BASF de Excelência; o programa de fomento ao intraempreendedorismo; o espaço AgroDigital, para agilizar o desenvolvimento de soluções para setor das agritechs; e a Metodologia InnoPET: Innovation Project Evaluation Tool, que avalia os riscos dos projetos. Também merecem destaque os processos “Innovation Chain” e as práticas de gestão da propriedade intelectual.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: Aker Solutions do Brasil (São José dos Pinhais, PR)
A Aker apresentou resultados e práticas de destaque em segurança e saúde no trabalho nos 20 países em que está presente, como a implementação das ‘9 saving rules’ da IOGP (International Association of Oil and Gas Producers), práticas de mapeamento de riscos para cada célula de produção e programas de conscientização de saúde para melhoria de hábitos alimentares e promoção de práticas esportivas. Uma de plantas no Brasil ficou conhecida internacionalmente por ter completado 17 anos sem acidentes de trabalho.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder