* Por Bruno Perin

Sabe aquele lance que seu time está jogando um campeonato importante? Tá no final da partida e você sente que o momento é bom. Acontece uma grande jogada, o narrador já começa aquela entonação de voz de gol, tudo dá certo e na hora H – bate na trave!

Se você assistiu futebol alguma vez na vida, sabe que isso acontece muito e faz parte do jogo. Então, no empreendedorismo isso é basicamente diário. Droga de noticia né? Mas é melhor eu te avisar de antemão. O dia a dia do empreendedor é de pensar no que quer fazer, ver bater na trave e continuar jogando e ajustando para que de vez em quando consiga marcar pontos.

Separei aqui 5 principais batidas na trave que você vai encontrar quando estiver naquele momento de tirar a ideia da mente e trazer para a realidade, a galera Sem Dinheiro, deve estar ainda mais atenta:

#1 – Operação

Você desenha algo e obviamente tem o jeito “ideal” que você acreditou que as coisas aconteceriam, mas por mais profético que você seja, quando começar a ajustar a operação para entregar o produto ou serviço, verá que precisa de bons ajustes.

#2 – Clientes

Você teve a ideia pensando exatamente quem precisava de mais ajuda, e acontece que quando o seu plano começa a avançar, descobre que não é exatamente o tipo de público que mais lhe interessa. E percebe que essas pessoas não estariam dispostas a pagar pelo seu negócio.

#3 – Rentabilidade

Você, assim como eu, e a maioria das pessoas do Mundo, já pensou em como ganhar dinheiro rápido. Mas logo que começa a desenvolver seus planos, de cara você percebe que a forma cobrada ou o valor não estão adequados. Pois é assim mesmo, sabe aquele beijo que fecha já desde o início? Isso é geralmente coisa de cinema. A maneira que você espera ganhar dinheiro vai se ajustando com o que você vai entregar para os clientes.

#4 – Lei e cultura

Sempre tem algo que você ainda não sabe, mas não em refiro àquelas piadas de corno que o cara é sempre o último a saber, apenas acontece que quando você começa a operar sua ideia algumas pessoas do meio te mencionam situações, e peculiaridades, sobre o que a lei, a cultura e afins, permitem ou não.

#5 – Vontade

Essa você não esperava, mas realmente acontece. Sabe quando você queria muito uma sobremesa, ficava tempos sonhando com ela e quando chega na hora, ela é boa, mas tem um sabor num grau um pouco menor do que imaginou? E ainda tem outra que também é bacana que lhe surpreendeu, mas você só pode escolher uma? A aplicação do seu negócio será diferente do que imaginava e isso vai colocar em xeque se você realmente quer fazer desse novo jeito, se isso lhe agrada, se você acredita que é possível, se vale a pena…

Como sempre digo, não é algo contra você, simplesmente isso faz parte do jogo, faz parte do empreendedorismo, e entrar nesse ramo é justamente saber lidar com isso. Entender quais são esses momentos, ajuda você a perceber o seguinte: – “Ok, não é o universo parando o que tem para fazer e conspirando contra mim, é só o fato de eu entender como as coisas funcionam e partir para a solução.


Bruno Perin, um cara Free LifeStyle, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder