Durante a palestra, advogado Gustavo Dalcolmo apresentou dicas que podem ajudar empreendedores na hora de receber aportes de investidores

Na quarta edição do Sebrae Day, o advogado Gustavo Dalcolmo, da Derraik & Menezes Advogados, debateu com uma plateia de empresários e empreendedores sobre a constituição de uma startup e quais são os aspectos legais que devem receber atenção especial no momento de constituir uma nova empresa e captar investimentos. Entre as lições apresentadas por Dalcolmo durante a conversa, realizada no espaço Inovabra Habitat, em São Paulo, estavam as espécies de sociedade e organização empresarial, a forma como os aportes são comumente feitos, além dos principais pontos de atenção para novos empreendedores na hora de estabelecer uma sociedade.

Um dos momentos que mais demanda atenção de empreendedores, segundo Dalcolmo, é a hora de captar dinheiro de investidores. O passo, essencial para o sucesso e saúde financeira das startups, depende do cumprimento de uma série de regras e determinações estabelecidas em contrato. “O processo de investimento começa com o comprometimento entre empreendedor e investidor”, comentou. Segundo o especialista, investidores experientes costumam analisar uma série de características dos novos negócios, como sua situação contábil, jurídica, trabalhista e societária-contratual dos novos negócios.

Para Dalcolmo, há muitos erros comuns realizados por novos empreendedores que podem prejudicar a captação de aporte e o sucesso dos novos negócios. Entre eles, está o hábito de começar seu novo empreendimento realizando sociedades com amigos e familiares. “É importante colocar como sócias pessoas que realmente se completem e agreguem ao negócio”, ressaltou.

O tema Inova Simples é um dos aspectos que mais avançou no contexto da simplificação dos negócios, quando o assunto é startup. Para isso, o empresário deve conhecer a lei e se adequar ao momento de forma ágil. “A simplificação de processos para os empreendedores e startups que querem iniciar sua operação, como a abertura e o fechamento da empresa, registro de marca, abertura de conta bancária, obrigações tributárias, entre outros, acontecendo por um canal online único dá agilidade e velocidade para fomentar o crescimento desses pequenos negócios inovadores, dos ecossistemas e da economia brasileira”, explica a analista de Inovação do Sebrae, Giovana Gohr Serenato.

Sebrae Day
Sebrae Day é uma série mensal de encontros com os mais renomados nomes do empreendedorismo promovido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no InovaBra habitat para estimular a discussão sobre inovação dos pequenos negócios brasileiros.

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder