Criada em 2016, as Experiências Airbnb são atividades que podem ser reservadas na plataforma por pessoas que querem aprender e experimentar atividades relacionadas à região onde estão hospedadas.

São Paulo reúne pessoas de diversos lugares do mundo, por isso conhecer a cultura dos imigrantes da cidade é uma experiência a mais para quem visita.

Vinte refugiados e imigrantes são os mais novos anfitriões da plataforma em São Paulo. A iniciativa surgiu do Projeto Raízes na Cidade, criado em parceria com a organização social Migraflix. O objetivo é conectar este público à sociedade brasileira por meio do empreendedorismo.

Como tudo começou

No início do projeto foram selecionados 50 imigrantes e refugiados em um grupo bastante diverso, de 20 países diferentes, entre América Latina, Oriente Médio, Ásia e África, com mais da metade de mulheres.

Entre março e junho eles participaram de um curso gratuito focado em empreendedorismo, com aulas que incluíam atividades de enfoque cultural, desenvolvimento pessoal e artístico.

Ao final, um evento marcou a seleção das 20 melhores propostas de atividade relacionada às suas raízes culturais e histórias de vida mostrando, por exemplo, as receitas passadas de pais para filhos, suas músicas ou outras expressões artísticas.

Dentre as vinte experiências – de anfitriões vindos de nove países diferentes como África do Sul, Bolívia, Colômbia, Guiana Inglesa, Haiti, México, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela – estão opções de atividades de música, artesanato e gastronomia.

É possível reservar uma degustação de doces venezuelanos no bairro da Pompéia, colocar a mão na massa e fazer o pão folha típico da Síria na Vila Gumercindo ou ouvir música haitiana de uma banda na Liberdade, por exemplo.

Elas levam o participante a uma verdadeira viagem sem sair da capital paulista e funcionam como uma alternativa de lazer tanto para quem mora, quanto quem visita a cidade. Todas acompanhadas de histórias de vida legítimas de quem deixou seu país para tentar vida nova no Brasil.

Todas as atividades têm renda 100% revertida à ONG participante – no caso das Experiências em parceria com o Migraflix, diretamente ao refugiado/imigrante.

Clique aqui para conhecer as 20 Experiências de impacto social no Airbnb em parceria com o Migraflix.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta