Plataforma DitanGo amplia acesso à leitura para pessoas com deficiência visual, dificuldade de aprendizado ou falta de tempo

O DitanGo é uma plataforma que converte qualquer documento em áudio de alta qualidade. A partir de um projeto feito com apoio do Sebrae Inovação, a startup conseguiu aperfeiçoar a ferramenta para dar suporte a professores e alunos no contexto da educação inclusiva, por meio de aplicativos acessíveis e adaptados para pessoas com deficiência visual, surdos e pessoas com dificuldade de aprendizado.

De acordo com Anderson Teixeira, da DitanGo, a plataforma surgiu para atender às necessidades de pessoas que precisavam ou queriam ler, mas não tinham tempo em função das atividades diárias da vida moderna. “A partir da conversão do texto em áudio de alta qualidade, os usuários do DitanGo passaram a aproveitar todos os momentos do dia para ler, mesmo enquanto realizavam outras atividades, tais como se deslocar de casa para o trabalho ou escola, e se exercitar com caminhadas ou corridas. Com o uso de tecnologias assistivas, a ferramenta passou a passou a atender também deficientes visuais ampliando seu acesso à leitura”, explica o empresário.

Com uma equipe experiente no desenvolvimento de software, o Anderson conta que o desenvolvimento foi feito de forma tranquila. “A enorme burocracia e custo para manter uma empresa no Brasil foi nossa maior dificuldade, mesmo com todo apoio recebido na Incubadora de Campina Grande (ITCG) e do Sebrae. De certa forma, essas dificuldades afetam profundamente a escolha do modelo de negócio que precisa trazer resultados financeiros em um momento que deveria ser dedicado para se entender melhor o público alvo e suas necessidades”, pondera.
Para o empresário, o apoio do Sebrae foi essencial. “Foi fundamental para conectar nosso negócio a pesquisadores dentro e fora do país, que possuem profundo conhecimento na área. Tivemos a oportunidade de realizar um trabalho em conjunto com diversos pesquisadores, que abriram portas para que nosso produto fosse apresentado a diversas comunidades, para validação e aprimoramento. Também tivemos a chance de entender onde nossa plataforma teria maior impacto e valor”, ressalta Anderson.

Os resultados vieram rapidamente. De 200 usuários, em março de 2017, a plataforma conta hoje com um público de mais de 2 mil pessoas. “Em termos de presença na Internet, saltamos de uma dezena de acessos mês para 1.400 acessos em nosso site, com a conversão de 20 usuários por dia de forma totalmente orgânica, ou seja, sem investimento em marketing digital”, comenta o proprietário da DitanGo.

Qualitativamente, o ganho foi ainda maior por causa da ampliação da rede de contatos e abertura de novas oportunidades, como a reformulação e lançamento da plataforma em novos mercados, com apoio de instituições de pesquisa e empresas com alcance internacional.

Semana da Inovação

O Sebrae promove a inovação nos pequenos negócios por meio da qualificação empresarial, conexão com novos mercados e fortalecimento dos ecossistemas de inovação. A instituição investe na consolidação de um ambiente de inovação mais consistente e eficaz, para que empresas mais capacitadas e competitivas possam surgir no mercado. No próximo mês de agosto, acontece em Florianópolis (SC) a Semana da Inovação, com dois dos mais importantes eventos do país na área de inovação e startups:

• Innovation Summit Brasil 2019: O evento envolve as principais entidades do ecossistema de inovação como universidades, investidores, fundações, governos, empresários de tecnologia e sociedade, que se unem para favorecer o crescimento da inovação e a colaboração de forma interativa. Em sua primeira edição, o Innovation Summit acontece entre os dias 12 e 14 de agosto e tem como tema principal: “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”.

Startup Summit: O evento reunirá cerca de 3.500 startupeiros, empresários inovadores, investidores e atores do ecossistema nos dias 15 e 16 de agosto para tratar de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Entre os mais de 120 palestrantes, estão grandes nomes como: o israelense Uri Levine, um dos fundadores do aplicativo Waze; Ragnar Sass, cofundador da Pipedrive; e Lincoln Murphy, fundador da Sixteen Ventures. O evento oferece ainda uma feira de negócios para startups e diversas oportunidades de negócios e conexões.

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder