Desde 2013, o maior programa de aceleração de startups da América Latina vem revolucionando o ecossistema empreendedor brasileiro

O InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, foi criado em 2013 com o objetivo de se tornar uma ferramenta da gestão pública que realiza aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o território nacional, sem custo, visando fortalecer e fomentar o ecossistema de inovação no Brasil.

Até agora, 840 startups de diversos seguimentos de atuação e oriundas de todas as regiões do país chegaram à fase de apresentar suas soluções em bancas presenciais com investidores e 81 delas foram destaques nas edições em que participaram.

Para as aceleradas, o programa foi um divisor de águas que as permitiu chamar a atenção de investidores anjo, ventures capital e aceleradoras. Além disso, o InovAtiva foi o precursor de parcerias duradouras com outros empreendedores e grandes empresas e da aquisição de novos clientes.

Investimento

A Incentiv, que promove o desenvolvimento social por meio da viabilização de projetos aprovados em leis de incentivo fiscal, apresentou seu pitch aos principais agentes do ecossistema durante o Demoday InovAtiva Brasil de julho de 2017. Na ocasião, despertou o interesse de investidores especializados em negócios de impacto social que procuraram a empresa após o programa para saber mais sobre o projeto.

Após muita negociação, a empresa recebeu um aporte de mais de R$ 1 milhão de mais de 50 investidores dos grupos de investimento anjo Harvard Angels, Anjos do BrasilInsper Angels e da aceleradora Startup Farm. Com o recurso, a startup se consolidou como uma das principais soluções para empresas ampliarem suas ações de responsabilidade social com custo zero.

“Para nós, participar do programa de aceleração foi uma experiência positiva. Fizemos contatos com mentores e investidores, o que nos permitiu uma expansão mais estruturada de nosso negócio. Acredito que as novas startups devem buscar suporte em programas de aceleração e incubadoras, pois esse ecossistema é muito colaborativo e ajuda o empreendedor em suas principais dificuldades”, afirma Douglas Lopes, CEO da Incentiv.

Parceiros e clientes

Outra empresa que conseguiu resultados por meio do programa foi a Simplifica Fretes. A startup, que utiliza uma plataforma online para fornecer soluções tecnológicas para o setor logístico aduaneiro e de movimentação de cargas, passou pelo InovAtiva Brasil 2017.2, por meio do qual desenvolveu duas parcerias.

“No dia do Bootcamp Regional em Belo Horizonte, tivemos uma mentoria com o Alexandre Barros da FIEMG. Ele viu na startup uma solução para a empresa onde trabalha e, a partir de então, passamos a atendê-los no transporte rodoviário. Posteriormente, em uma conversa com as outras aceleradas pelo programa, descobrimos que a Masterfreela precisava de um serviço de logística. Expliquei o que a Simplifica Fretes faz e passamos a atendê-los no transporte de suas mercadorias”, conta Eduardo Labre, CEO da startup.

De acordo com o empreendedor, além das parcerias, a aceleração foi fundamental para estruturar a empresa. Com o programa, criaram métodos, premissas de crescimentos, planejamentos estratégicos e definiram objetivos e métricas.

Próximo ciclo do InovAtiva Brasil

Outras startups que desejem receber mentorias gratuitas, fazer networking e se apresentar para a maior banca de investidores do país, podem se inscrever até 22 de julho no site do programa. Para participar, é necessário que a empresa esteja no estágio de operação ou tração e desenvolva soluções inovadoras e tecnológicas.

Durante o ciclo, as startups também terão a oportunidade de realizar cursos e conteúdos criados para estimular o aperfeiçoamento das soluções e acesso a benefícios exclusivos após a conclusão do ciclo. Serão selecionados até 130 negócios.

Sobre o InovAtiva Brasil

O InovAtiva Brasil é um programa gratuito de conexão e aceleração de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pelo Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa oferece mentorias, visibilidade às startups e conexão com investidores, grandes empresas e parceiros. Entre 2013 e 2018, mais de 2000 startups participaram do programa e 840 delas chegaram à fase de apresentar suas startups em bancas presenciais com investidores.

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta