O programa prepara o empreendedor para inserção da sua startup no mercado

As inscrições para o Ignition Track já estão abertas e a sua primeira edição será entre os dias 21 de agosto e 27 de novembro. Voltado para as pessoas dispostas a finalizar o processo de validação no mercado, o programa dá impulso para que as startups conquistem seus primeiros clientes.

Ao todo, serão oito encontros noturnos, com intervalos quinzenais, das 18h30 às 20h30, sempre às quartas-feiras. A partir de workshops, dinâmicas e atividades práticas, os participantes terão acesso a metodologias que facilitam a jornada de quem precisa avançar do estágio da ideia de negócio para a etapa de captação de recursos.

Com mentorias de especialistas durante todo o período, os empreendedores terão o apoio necessário para que seus projetos possam ser testados e validados. Os inscritos também terão a chance de trabalhar a prototipação, com possibilidade de uso do Espaço Maker aqui na Pluris, dependendo do projeto da startup.

Agora que você já entendeu o propósito do Ignition Track, saiba como será sua jornada com nossos mentores:

Validação do Problema

Antes de investir tempo, dinheiro e energia em uma solução, é interessante verificar se ela está alinhada com as dores que causam maior impacto no mercado. Muitas vezes, situações entendidas como um problema não são realmente um incômodo que atinge um número relevante de pessoas, o que faz com que essa dor não precise de uma solução escalável.

Essa etapa de validação é muito importante para o desenvolvimento de uma startup, porque evita que o empreendedor aposte em uma ideia que não teria boa aceitação no mercado.

Oferta de Valor

Assim que o problema é identificado e validado, é hora de focar na solução. A oferta de valor define como o seu negócio vai sanar uma dor de mercado e qual valor será oferecido aos clientes. Então já vale a reflexão: Como sua startup se destacará em relação aos concorrentes? Por que o consumidor buscará o seu negócio para resolver o problema?

Nesse processo, é muito importante ter atenção com a solução que será entregue, sem apego ao produto. O mercado e as tecnologias passam por mudanças constantes, o que nos leva à flexibilização do produto com fidelidade à solução. Exemplo: pode ser que algum dia os carros não sejam mais tão usuais como hoje, mas a necessidade do deslocamento provavelmente continuará.

Validação no Mercado

A partir da criação do MVP (Mínimo Produto Viável), vem a fase de teste para um grupo pré-definido de clientes. Os empreendedores vão embarcar em um processo de diversas experimentações práticas com um produto desenvolvido com o mínimo de recursos possíveis e que, ao mesmo tempo, atende à proposta de valor.

Então esse é o momento de ter contato com seu público-alvo, obter feedbacks e atentar-se às conclusões que podem melhorar o desempenho do seu negócio. A reação do mercado e o entendimento do cliente em relação ao produto, que de fato, mostrará se sua ideia soluciona o problema do consumidor. Além disso, se o produto é bem aceito, é possível dar início à estruturação das vendas.

Captação de Recursos

Depois de toda essa experiência, você será preparado para, finalmente, começar! Nossos mentores vão te ajudar na estruturação e prática do pitch, para que você possa conquistar investidores e alavancar o crescimento do seu negócio. Também é importante entender quais são as formas de captação de recursos e analisar qual pode ser mais adequada ao seu contexto.

A jornada do Ignition Track, portanto, não leva o empreendedor a um ponto de chegada, ela impulsiona o momento de partida! Os melhores projetos ainda têm a chance de participar de estágios avançados dos programas promovidos pela Pluris, como o Ciclo de Aceleração.

Preparado para a trilha? Inscreva-se aqui!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder