Camilla Junqueira, da Endeavor, e Gabryella Côrrea, da Lady Driver, são algumas das confirmadas para o evento

O Startup Summit é um evento anual, que ocorre em Florianópolis (SC), e procura reunir o ecossistema nacional de tecnologia. Por meio de feira de negócios para startups, um palco com grandes nomes do empreendedorismo nacional e sete trilhas paralelas de conteúdo, o evento busca conectar os empreendedores com a realidade. Segundo o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, de março de 2019 — feito pelo Sebrae, com dados de vários estudos —, o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os empreendedores iniciais no mundo, mas apenas 3,9 de cada 10 empreendedoras viram donas de negócio — elas correspondem a 34% dos donos de negócio, na média nacional.

Um dos objetivos do Startup Summit, de acordo com Alexandre Souza, analista do Sebrae/SC, coordenador do Startup SC e um dos organizadores do evento, é promover conexão com a realidade. E não somente uma conexão entre as pessoas, mas também com o cotidiano de trabalho. “Trazer palestrantes mulheres, empreendedoras, fomentadoras do ecossistema também é um objetivo nosso, a inovação vem da diversidade, é essencial a presença de mais mulheres no setor tecnológico como um todo”, explica.

Confira algumas das palestrantes confirmadas para a segunda edição do Startup Summit.

Betina Zanetti Ramos

Betina é co fundadora, vice-presidente e CTO da Nanovetores Tecnologia. É formada em Farmácia e após uma longa trajetória acadêmica com especialização em Biossegurança, Mestrado em Farmácia e Doutorado em Química, a cientista tornou-se empreendedora fundando em 2008, juntamente com seu marido, a Nanovetores Tecnologia S.A . Uma startup catarinense que tornou-se multinacional, levando tecnologia brasileira para todos os continentes do mundo. “Florianópolis, uma ilha paradisíaca, atrai visitantes do mundo inteiro por suas belezas naturais. Porém a capital catarinense tem outro grande tesouro que tem despontado fortemente, seu ecossistema de inovação. O empreendedorismo feminino e a participação das mulheres nos setores de tecnologia é um tema mundialmente discutido e altamente relevante. Desde o momento em que deixei minha formação acadêmica de cientista para me tornar empreendedora quando fundei em 2008 a Nanovetores, fiz muito mais do que quebrar paradigmas, passei a servir de exemplo, estimulando outras mulheres a empreenderem, isto é muito gratificante. Como um ecossistema que cresce em sintonia, temos aqui em Florianópolis diversos grupos que visam ao fortalecimento do protagonismo feminino. Estas ações precisam ser vistas e incentivadas. O Startup Summit é um evento em total sintonia com a vibe inovadora de Floripa e as mulheres estarão marcando presença e fazendo a diferença neste evento”, explica.

Camilla Junqueira

Camilla é diretora geral da Endeavor Brasil, organização global de fomento ao empreendedorismo de alto impacto presente em mais de 30 países e há 18 anos no Brasil. Ela assumiu o desafio em fevereiro de 2018, com a missão de promover um ecossistema que estimule cada vez mais o crescimento e o impacto de empreendedores à frente de Scale-ups. “Quando falamos de tecnologia, inovação e empreendedorismo, ainda falamos de ambientes bastante masculinos. Na Endeavor, acreditamos muito no poder do exemplo. Quanto mais mulheres quiserem — e puderem — estar em posições de liderança nesse ecossistema, mais exemplos teremos para a próxima geração de líderes. Por isso, enxergo uma enorme responsabilidade em participar de um evento como o Startup Summit, para contribuir com que cada vez mais mulheres acreditem que o lugar delas é sim em tecnologia, em inovação, e onde elas quiserem!”, comenta Camilla.

Daniele Amaro

Daniele é co fundadora e CEO da Paytrack, solução para gerenciamento de despesas e viagens corporativas. Foi executiva de multinacionais, acumulando 15 anos de experiência na área comercial e negócios. “No último ano, notei que cresceu drasticamente o envolvimento de mulheres em eventos de tecnologia. Isso é bastante animador, porque a presença feminina nos palcos consegue trazer público para o ecossistema, a relevância e os resultados que as mulheres vem trazendo para a TI. Em 2017, quando entramos no programa de capacitação do Startup SC, do Sebrae/SC, eu era a única mulher da turma, entre 20 empresas e cerca de 50 empreendedores. Sempre senti um respeito muito grande e fui muito bem recebida. Mas sentia que havia uma carência de presença feminina no ecossistema.No geral, minha experiência como fundadora e CEO de empresa de tecnologia foi positiva desde o início. Embora eu acredite que a discriminação não seja um mito, eu particularmente não tive problemas no ecossistema de startups. Sinto mais resistência em empresas tradicionais, que vem de uma cultura antiga, e acabam abrindo mão da capacidade feminina de enxergar a empresa como um todo e não apenas o cargo que ocupa, trazendo uma visão mais multinacional”, comenta Daniele sobre sua trajetória como fundadora e CEO de uma empresa de tecnologia.

Gabryella Côrrea

Gabryella é CEO da Lady Driver, aplicativo de transporte particular exclusivo para mulheres. “Eu tive a ideia de criar a Lady Driver porque passei uma situação constrangedora dentro de um carro, causada por um motorista que chamei por um app de transporte. Depois desta situação ruim, decidi que não queria ver mais mulheres passando pelo que passei e resolvi solucionar este problema através da tecnologia, criando um app de transporte só para mulheres. Embora o ecossistema de tecnologia seja predominado pelo sexo masculino, eu fui adiante, não deixei que isso fosse impedimento para realizar meu sonho de ajudar as mulheres. Hoje, somos o maior app de transporte feminino do mundo com mais de 40 mil motoristas e mais de 1 milhão de passageiras. Com a minha trajetória, posso afirmar que mulher pode ser o que ela quiser, e ao participar de um evento grandioso como este, tenho a oportunidade de passar a minha experiência e encorajar mais mulheres a empreender na tecnologia”, explica.

Serviço

O que: Startup Summit;

Quando: 15 e 16 de agosto de 2019;

Onde: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, rodovia SC-401, Km 01, S/N – Trevo de Canasvieiras, Florianópolis;

Inscrições e programação: https://www.summit.sebrae.com.br/

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder