As dez novas startups de impacto social que participarão neste semestre da quarta turma do programa de aceleração da Estação Hack, centro para inovação do Facebook em São Paulo, foram escolhidas após processo que avaliou mais de 1,2 mil negócios.

As soluções das startups são voltadas para tornar as cidades mais inclusivas, criativas e sustentáveis ou capacitar talentos e profissionais para o futuro. Para esta rodada de aceleração, foram selecionadas empresas que atuam em prol da Mobilidade, Cidadania, Saúde, Educação, Cultura e Empregabilidade.

Durante seis meses, os participantes residentes na Estação Hack terão o apoio personalizado para refinamento de seus modelos de negócio e do impacto social de suas soluções e receberão mentorias do Facebook e de especialistas em diversos temas relacionados aos principais desafios de seus negócio, além de acesso à metodologia de aceleração da Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil e parceira do programa de aceleração da Estação Hack desde a abertura do espaço, em dezembro de 2018.

Resultados da terceira turma

As startups da terceira turma — apoiadas ao longo do primeiro semestre de 2019 — apresentaram resultados positivos após o intenso processo de aceleração.

Entre elas está a Livre, que oferece o Kit Livre, um equipamento que transforma uma cadeira de rodas em um triciclo motorizado elétrico, dando mais liberdade e autonomia a cadeirantes. A empresa alcançou um crescimento de 60% na receita durante o período de aceleração e disponibilizou o kit em seis grandes eventos, como o Lollapalooza e a Game XP. Já a Celebrar — produtora virtual que reúne uma comunidade de fornecedores de serviços para eventos em uma única plataforma — realizou mais de 100 eventos, contando com mais de 300 fornecedores de regiões periféricas acionados durante o período de aceleração.

Nova turma

As 10 startups selecionadas para compor a quarta turma do programa de aceleração da Estação Hack neste semestre são:

duLocal – plataforma que conecta pequenos produtores com cozinheiras de periferias para oferecer aos consumidores finais marmitas preparadas com alimentos orgânicos a baixo custo. As cozinheiras são capacitadas para produzir pratos gastronômicos a partir dos insumos desses produtores.

Clube da Preta – plataforma digital que conecta afroempreendedores(as) a compradores por meio de um clube de assinaturas em que os clientes recebem mensalmente nas suas casas uma caixa com até cinco itens exclusivos do universo cultural afro, personalizados de acordo com seu perfil.

SaveLivez – negócio que aplica a ciência de dados para auxiliar bancos de sangue e hospitais a conseguirem doadores de sangue sob demanda. Através de um software, fazem previsão de demanda de sangue com machine learning e métodos estatísticos e utilizam inteligência artificial para trazer doadores dos tipos sanguíneos em falta.

Bynd – plataforma de caronas para o mercado corporativo que permite compartilhar rotas e otimizar o deslocamento diário, com objetivo de apoiar a mudança do atual cenário de mobilidade urbana – reduzindo trânsito, poluição e estresse. Para estimular a cultura da carona, os usuários também acumulam pontos para trocar por benefícios em plataformas parceiras.

SisterWave – plataforma de hospedagem colaborativa gameficada que conecta mulheres viajantes com anfitriãs locais a partir de afinidades. As anfitriãs são moradoras do destino ao qual oferecem hospedagem, e assim, trazem maior segurança para as mulheres fazerem suas viagens sozinhas.

daleGig – plataforma digital que auxilia músicos a gerenciar sua carreira integralmente. O profissional tem acesso a informações de custos logísticos para elaborar orçamentos viáveis, e assim, alcançar uma remuneração justa. A solução nasceu da agência 2DL, que atua com a conexão entre artistas (especialmente músicos independentes) e o mercado.

Eu Vô – empresa que oferece ao público 60+ e a pessoas com mobilidade reduzida serviços de transporte e acompanhamento para atividades cotidianas, mediante agendamento em plataforma mobile e web.

Mundo4D – atua com soluções educacionais, oferecendo um currículo de ensino de tecnologias  para alunos da educação básica com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Tem como proposta colocar o aluno no centro do aprendizado e apoiar a formação e reciclagem de professores.

Tella – aplicativo para revendedores autônomos que apoia o controle e aumento de vendas, além da diminuição de inadimplência. Com a solução, o revendedor consegue cadastrar suas vendas, receber o cálculo das parcelas automaticamente e enviar recibos e registro de venda para os seus clientes.

Cidades.co – cria ferramentas e parcerias para potencializar cidadãos engajados a serem protagonistas da transformação de seus bairros, para criação de ambientes de convivência seguros e democráticos. Suas plataformas reúnem ferramentas de comunicação, finanças, questões jurídicas e rede, com o objetivo de apoiar o gerenciamento das iniciativas.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder