Você conhece o seu produto? Organiza sua semana e compromissos com antecedência? De acordo com o especialista em vendas Alberto Júnior, as duas ações são essenciais para os vendedores que desejam ser bem-sucedidos nas vendas. Alberto, que tem mais de 25 anos de experiência em vendas, é o apresentador do novo programa do Administradores Premium “Profissão Vendedor“, e também autor do livro Vendedor C.O.U.G.A.T.I..

As qualidades que você vai aprender no curso, segundo Alberto, diferenciam o tirador de pedidos do negociante, além de ferramentas para melhorar o seu desempenho. Profissão Vendedor tem dez capítulos com conteúdo prático sobre vendas que só alguém com uma carga de conhecimento de mais de 25 anos no ramo pode oferecer.

Veja a seguir as ideias fundamentais para não fracassar nas vendas, segundo Alberto Júnior:

1. Conheça o produto na essência

Há uma diferença substancial entre conhecer um produto a partir das aulas que lhe são dadas no treinamento, pela cartilha do fabricante ou no disse-me-disse entre os vendedores. Profissionais que não vão fundo no que é o seu produto, não se destacam. Para se sobressair no mercado, “um vendedor tem por hábito se tornar especialista em um produto ou serviço, não que seja somente um, mas um de cada vez e momento, e do mesmo segmento e modelo de negócio”, aponta Júnior. É, até, a paixão por vendas que leva a esse conhecimento aprofundado. Outra dica do especialista é, mesmo que você esteja há muito tempo no ramo ou já tenha domínio sobre o seu produto, procure sempre quais são os diferenciais dele frente aos produtos da concorrência.

2. Organização é fundamental

Sua semana inteira precisa estar organizada na segunda-feira de manhã, afirma Alberto. É necessário preparar a semana para que as ações sejam executadas da melhor maneira possível. Assim o vendedor pode treinar novas formas de prática e de apresentação juntamente com novas ferramentas desenvolvidas no ambiente de trabalho. Com isso, a ideia é minimizar o tempo gasto ou perdido por desorganização e maximizar os resultados.

3. É preciso ser útil

O vendedor é um agente que transforma o dia a dia das pessoas através dos seus produtos ou serviços e pela pessoa que ele é. Ser útil para o cliente, para a empresa, para a sociedade e para o mercado em que você atua é “parte do caminho para a excelência em vendas”, e ainda segundo Alberto, quanto mais verdadeiro com o cliente, mais sucesso o negociante alcança.

4. Credibilidade

“O poder de garantir é o poder de sustentar sua história como vendedor e como profissional de sucesso, de saber que sempre, independentemente do que ocorrer com seu produto ou serviço, você estará a postos para servir seus clientes”, é o que afirma o professor do programa Profissão: Vendedor. A geração de confiança é parte essencial do processo de vendas, afinal se o cliente não confia na pessoa que está oferecendo aquele produto, por que ela o compraria?

5. Tenha fé no seu produto

Mais do que no seu produto, tenha fé também em quem você é no que você faz. Alberto sugere que a crença é “tão poderosa quanto o conhecimento, pois de nada adianta saber sem crer que é possível aproveitar o conhecimento em prol do sucesso e das conquistas absolutas da vida de um vendedor”. Nada é mais valioso que a união de crença e conhecimento.

6. Nunca deixe de ser transparente

“Independentemente do que ocorrer em uma venda efetiva ou em uma negociação, ser transparente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nesse negócio”, aconselha o empresário. A questão é transparência verdadeira com o cliente, que o põe em uma situação onde vai pode avaliar, numa necessidade, se prefere ser ludibriado e achar que tudo está bem ou procurar alguém que vai apresentar o produto ou serviço certo, atendendo as suas reais necessidades e interesses — mostrando até os defeitos, quando necessário.

7. Insista! Mas não incomode

É uma linha tênue. Claro, para você se tornar um vendedor cobiçado tem que respeitar seus clientes, ou seja, é melhor não incomodá-los ao ponto de ser irritante. “Insista sempre, mas com a sensibilidade necessária para recuar momentaneamente se necessário, e no momento oportuno retome com toda a força e vigor a fim de conquistar aquela venda perfeita”, conclui Alberto Júnior.

Originalmente publicado neste site

Ronaldo Faria Lima
Desenvolvedor de software há 23+ anos. Escreveu software para indústrias diversas, como telecomunicações e hospitality, em sistemas que variam de aplicações de missão crítica a sistemas embarcados em plataforma móvel celular.

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