* Por Luíza Bortolatto

Bill Gates, cofundador da Microsoft e um dos principais investidores do mundo, é um especialista em empreendedorismo que adora compartilhar dicas de leitura. Entre os títulos compartilhados nos últimos anos, há uma série de livros sobre negócios, considerada indispensável para quem quer empreender. 

Os livros fazem parte de uma seleção feita por Gates todos os anos, divulgada no blog dele, o Gates Notes. Os temas dos títulos costumam variar entre desenvolvimento social, educação, economia, inovação, negócios, autoajuda e saúde pública.  

Separamos alguns livros pra quem é autônomo e quer conhecer mais a fundo sobre o mundo dos negócios bem-sucedidos. Dá uma olhada! 

Aventuras Empresariais, de John Brooks  

Como uma simples decisão pode mudar o rumo de uma empresa 

Um dos livros favoritos de Bill Gates, “Aventuras Empresariais” é uma leitura indispensável para quem está à frente dos negócios. Nessa publicação, há relatos históricos de grandes empresas como Xerox e Ford perderam milhões de dólares tomando decisões imprecisas sobre os seus negócios. O livro também é um dos favoritos do investidor Warren Buffett, amigo de Gates. 

Broken Genius, de Joel Shurkin 

Biografia de William Shockley, fundador do Vale do Silício 

Este livro é a primeira biografia de Willian Schockley, um dos cientistas mais importantes e polêmicos do século XX, considerado “pai” do Vale do Silício. Na obra, o jornalista Joel Shurkin  mostra como o ganhador do prêmio Nobel era ao mesmo tempo extremamente inteligente e malvado. O livro traz ainda relatos de grosserias com funcionários e testes forçados com detector de mentiras. 

Creating the Twentieth Century, de Vaclav Smil  

Quando a tecnologia explodiu as possibilidades para as sociedades do futuro 

Este livro é um relato da evolução do conhecimento e criações na Europa e Estados Unidos e de suas consequências históricas. Na obra, o autor examina os aspectos fundamentais para a criação de inovações que marcaram época – como usinas geradoras de eletricidades e pneus de borracha cheios de ar – e como elas desenvolveram uma nova era da informação.  

Showing Up for Life, de Bill Gates (pai) 

Sobre valores e princípios aprendidos pelo pai de Bill Gates 

Nesse livro, Bill Gates, o pai, resgata uma série de memórias que influenciaram seus pensamentos e sua moral. A obra traz curiosidades da infância – de como a vida de escoteiro o ensinou sobre trabalho em equipe e autoconfiança; detalhes da criação de seu filho – o famoso fundador da Microsoft; e como foi trabalhar com personalidades como Nelson Mandela e Jimmy Carter. 

Beyond the Crash: Overcoming the First Crisis of Globalization, de Gordon Brown  

Como uma crise financeira global poderia ter sido evitada  

Nesse livro, o autor Gordon Brown descreve como a irresponsabilidade dos bancos americanos aprofundaram uma das maiores crises financeiras internacionais. Por meio de análises, a obra mostra como a crise foi provocada por falhas técnicas e éticas e como o planejamento e trabalho em equipe poderia ter evitado a catástrofe econômica.

Outliers, de Malcolm Gladwell  

O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso 

Aqui, personalidades como o próprio Bill Gates, os Beatles e Mozart são analisados. Neste livro, o autor mostra que o sucesso de gênios que revolucionaram o mundo não se deu apenas por conta de seus respectivos talentos. A obra mostra como boas oportunidades, vantagens e heranças culturais são importantes para o desenvolvimento das pessoas. 

Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation, de Steven Johnson  

Ideias que inspiram carreiras, vidas pessoais e a sociedade

Uma das principais perguntas que passam pela cabeça da maioria das pessoas é: de onde vêm as boas ideias? Esta obra explora como surgem as boas ideias e em quais locais elas são mais comuns de acontecerem.

Aqui, o autor cria relações entre a ambientes humanos férteis, como laboratórios científicos, e o reino animal, como os recifes de coral. Assim, Johnson traça a história por trás de centenas de descobertas e invenções, mostrando os sete padrões fundamentais do processo de inovação. Gates indica especialmente para pessoas que atuam em negócios ou educação. 

Poor Charlie’s Almanack, de Peter D. Kaufman e Ed Wexler  

Um livro sobre o pensamento de um investidor 

Charlie Munger é o vice-presidente da Berkshire Hathaway (e parceiro de negócios de Warren Buffett, amigo de Bill Gatese ficou conhecido por seus discursos. Esta obra traz parte dessas apresentações e algumas conversas do empresário. Nas palavras de Gates, o livro é um insight sobre o seu pensamento.

How to Make the World a Better Place, de Bjørn Lomborg 

Se você quer mudar o mundo, este livro inspirador é para você 

“Se você tem 50 dólares ou 50 bilhões de dólares para contribuir, este livro analisa os maiores problemas do mundo e como os gastos podem impactar as soluções”, disse Bill Gates. A obra mostra soluções inteligentes para doze problemas globais e como US$ 77 bilhões tornariam o mundo um lugar melhor. 

Awakening Joy: 10 steps that will put you on the road to real happiness, de James Baraz 

Como aproveitar a vida por meio de escolhas conscientes 

Por mais que Gates não leia muitos livros de autoajuda, este está entre seus favoritos. Fala sobre aproveitar a vida, escolhendo conscientemente as coisas que a tornam mais agradável. A obra é baseada em um curso popular ministrado pelo autor, que promete ajudar você a descobrir um caminho para a felicidade por meio de um programa que reorienta sua mente para o contentamento e prazer diário. 

Tap Dancing to Work: Warren Buffett on Practically Everything, de Carol Loomis  

Como pensa Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo 

Esta obra traz um olhar abrangente sobre o pensamento do autor quando os assuntos são negócios e investimentos, avaliando as escolhas de Warren Buffet, um dos principais investidores do mundo. O livro é obrigatório para quem quer conhecer mais sobre investimentos. 

This Time is Different, de Carmen M. Reinhart  

Aprendendo com a história das diferentes crises financeiras 

O livro tem um olhar direcionado para outro lado das crises financeiras, distorcendo a ideia de que “Desta vez é diferente”. E retrata a importância das lições que a história nos mostra e o quanto aprendemos com as coisas que acontecem. De acordo com a obra, reconhecer as semelhanças entre as crises é um passo indispensável para melhorar o sistema financeiro global.  

The Box: How  the  shipping container  made  the world  smaller  and  the  world economy bigger, de Marc Levinson 

Como a criação dos contêineres impactou a economia mundial 

O livro foi lançado em comemoração aos 50 anos da primeira vez que os contêineres foram usados para transportar objetos em uma viagem. A narrativa aborda os motivos que levaram investidores a apostarem nesse produto e como isso trouxe consequências econômicas gigantescas com a queda nos custos do transporte. 

O projeto Rosie, de Graeme Simsion 

Um romance sobre se aceitar no que você é bom 

O livro conta a história do professor de genética Don Tillman. Na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais do que o questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. Nas palavras de Bill Gates, é “sobre estar confortável com quem você é e com o que você é bom”. 

21 lições para o século 21, de Yuval Noah Harari  

O desafio de manter a sociedade com as mudanças  frequentes 

Neste fascinante livro, Yuval Noah Harari ajuda a confrontar medos que estão presentes no cotidiano do século XXI. É um livro útil para processar as notícias e refletir sobre os desafios que enfrentamos. 

* Por Luíza Bortolatto para Neon. 

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder