* Por Ana Flávia M. Carrilo

Se você passou pelo desafio de encontrar um imóvel para alugar no últimos anos, com certeza já usou ou pelo menos ouviu falar do QuintoAndar. A startup, focada no aluguel de imóveis, vem atraindo atenção de usuários e empresas pelas facilidades do seu modelo de negócio e acaba de se tornar o mais novo unicórnio brasileiro. Mas você se engana se acha que ela é a única startup nesse segmento fazendo sucesso.

Somente no ano passado, quase 650 construtoras e incorporadoras entraram em recuperação judicial. O crédito secou, e as linhas disponíveis custam caro. Mas, apesar disso, o setor imobiliário vem cada vez mais atraindo o mercado de inovação, justamente porque startups conseguem oferecer soluções inovadoras para as chatas burocracias de locação e venda de imóveis.

Já mapeadas pelo Startupbase, temos hoje 105 startups voltadas para esse segmento. Concentradas majoritariamente no estado de São Paulo (36,5%), as startups do segmento atendem principalmente ao público-alvo B2B2C (47,1%). Seguindo a tendência do modelo de receita comum para startups, adotam o SaaS  e marketplace e a maioria das startups imobiliárias, já estão operando em fase de tração (36%).

O novo Unicórnio

Fundada em 2013 por Gabriel Braga e André Pena, o QuintoAndar intermedia a relação entre proprietários e inquilinos, dispensando a necessidade de seguro fiança, fiador ou caução. Hoje, está presente em mais de 25 cidades brasileiras e fecha 4,5 mil contratos por mês. E agora, acaba de ser tornar unicórnio ao receber US$250 milhões em uma rodada liderada pelo SoftBank e pelo fundo americano Dragoneer.

Unicórnio é o nome dado para as startups que conseguem alcançar a incrível marca de US$1 bilhão de dólares na avaliação do mercado. No Brasil, temos atualmente oito startups unicórnios: 99, PagSeguro, Nubank (que já virou até decacórnio, avaliada em US$10 bilhões), Stone, Ifood/Movile, Loggi, Gympass e QuintoAndar.


Ana Flávia M. Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro. 

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta