O ConheCER, promovido pelo Sebrae, terá a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros; no primeiro dia haverá a entrega do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora

O Sebrae vai realizar nos dias 8 e 9 de outubro, em Florianópolis, o ConheCER. Na programação consta a realização de vários painéis e palestras com especialistas brasileiros e estrangeiros. O objetivo da iniciativa é contribuir para a difusão de conhecimento e ampliação das discussões sobre a temática da educação empreendedora e inovação, as novas tendências e práticas para o setor, além de propiciar a ampliação das parcerias entre instituições estaduais, nacionais e internacionais. Um dos pontos altos do ConheCER será a entrega do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora (PSEE), que é voltado aos profissionais envolvidos com o ensino formal de todo o país. “Promover a educação empreendedora é estratégico, pois acreditamos que este é o caminho para despertar competências múltiplas, além de desenvolver a capacidade para enfrentar novos desafios e promover transformações na vida profissional e pessoal”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O evento tem início com uma palestra sobre educação para o futuro, com o português José Carlos Bernardino de Carvalho. Ao longo da manhã haverá a apresentação do painel “Cenários e Tendências da Educação”, com a participação de vários especialistas. Entre eles, o espanhol Ricardo Diaz, dono da John Perryn Primary School, em Londres. À tarde, o tema abordado será “O futuro começa agora”, com o debate sobre como adaptar o currículo escolar às especificidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na educação básica. Durante o dia haverá ainda outras atividades, como talks e programação de games. A programação do primeiro dia vai contar também com outros dois painéis envolvendo instituições parceiras e os cases de sucesso de sucesso na educação empreendedora.

O segundo dia do ConheCER começa com a palestra What schools are learning from Silicon Valley (o que as escolas estão aprendendo com o Vale do Silício, em português), com Dale Stephens, que lidera o UnCollege, um movimento social que está mudando a noção de que a faculdade é o único caminho para o sucesso. Pela manhã haverá ainda um talk sobre tecnologia para a educação. No início da tarde acontece a palestra magna com a escritora e consultora em marketing, Martha Gabriel, que abordará o futuro da educação.

No decorrer do dia 9 serão realizados ainda o painel “Pensamento computacional no Ensino Fundamental”, além de debates abordando a inovação e educação do futuro. A programação de talks continua com os temas: “A continuidade entre educação infantil e o ensino fundamental, na abordagem de Reggio Emília”; “Mulheres, Educação e evolução”; “Experiências com metodologias ativas e empreendedorismo no curso de automação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”; “O mundo em transformação: a marcha exponencial da tecnologia”, entre outros. O público-alvo do ConheCER são professores, coordenadores técnicos e pedagógicos, pesquisadores, estudantes, edtechs (startups de educação) e representantes de instituições de ensino e de secretarias estaduais e municipais de educação.

Prêmio
A entrega do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora acontece no final do primeiro dia de evento, quando também haverá uma palestra com Priscila Cruz, cofundadora e presidente-executiva do movimento “Todos Pela Educação”. O PSEE é destinado a reitores, diretores, coordenadores, professores, secretários de educação municipal, estadual e outros profissionais envolvidos com o ensino formal que realizem ações para despertar, estimular ou desenvolver nos alunos características, comportamentos ou competências para empreender.

O prêmio é uma forma de reconhecer as melhores ações e seus responsáveis, nos níveis de ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior. A primeira edição contou com 1.269 inscritos. Deste universo, foram premiados 92 casos estaduais e 60, na etapa regional. A etapa final irá contemplar 12 casos, sendo três relatos de cada categoria. Os vencedores receberão troféu ouro, prata e bronze e participarão de uma missão técnica nacional, onde terão a oportunidade de apresentar o projeto em evento nacional.

Primeiros Passos
Mariana Vitarelli, do Sebrae em Santa Catarina, reforça que a realização de um evento como esse é fundamental para estimular a inserção da Educação Empreendedora nas salas de aula como forma de impulsionar o estudante a pensar nos desafios da sociedade e traçar caminhos que possam enriquecer o cenário econômico por meio do empreendedorismo. “Pensar e proporcionar a educação empreendedora aos nossos estudantes é uma maneira de capacitá-los a construir caminhos para o futuro com ações concretas e tecnicamente embasadas, que tenham efetiva capacidade transformadora”, comenta.

Atualmente, o Sebrae em Santa Catarina trabalha com a aplicação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos nos municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora, o que garante conhecimento para mais de 30.000 alunos do Estado. “Além disso, temos parcerias com algumas universidades, onde realizamos palestras com temas ligados ao empreendedorismo para os alunos e para professores, e lançamos o Portal Universitário, com diversos conteúdos exclusivos para alunos e professores de instituições de ensino superior”, finaliza Mariana Vitarelli.

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder