* Por Bruno Guerra 

O início e a subsequente popularidade da internet tiveram uma profunda influência em nossas vidas. Hoje, contamos com o suporte online para obter acesso a informações sobre uma variedade de produtos e serviços. 

Portanto, é essencial que as empresas de todo o mundo se esforcem para obter uma presença online, de modo a atender às necessidades de seu público-alvo.

Marketing Digital

O Marketing Digital, que significa essencialmente propaganda através de canais online, como sites, mecanismos de busca, redes sociais, aplicativos e e-mail, é um pré-requisito, especialmente para empresas iniciantes. 

Isso porque a obtenção de visibilidade na internet aumenta as chances de aquisição de novos leads, espalhando o conhecimento da marca, o que eventualmente leva à boa vontade no mercado para empresas comerciais.

Sendo assim, para comercializar um produto/serviço para seu público-alvo, a primeira e principal ação que você deve ter em mente é a de ter um site. No entanto, simplesmente não basta ter um site comercial com produtos e serviços variados. 

É preciso planejamento e, principalmente, estratégias de marketing digital que você irá conferir a partir de agora para ajudar sua startup!

Marketing Digital e Visibilidade

A visibilidade é crucial para as startups. O principal motivo é que, por melhor que você tenha uma ideia de negócio ou por que seus produtos ou serviços sejam bem projetados, tudo será em vão se ninguém souber sobre você. 

Logo, o marketing digital pode ajudá-lo a estabelecer sua presença online e aumentar a visibilidade e a conscientização sobre seus negócios. Dessa forma, seu público o conhecerá e estará mais disposto a se envolver.

E quanto mais cedo você começar, melhor. Assim, quando sua empresa crescer o suficiente para começar a fazer vendas e gerar lucros, você já terá uma base de consumidores estabelecida e familiarizada com seus produtos e serviços. 

Em resumo, o marketing digital ajuda a obter o reconhecimento necessário entre o seu público que impulsionará o sucesso da sua startup no futuro.

Engajamento

As empresas iniciantes podem manter um bom relacionamento com seu público-alvo com a ajuda das ferramentas de marketing digital (como e-mail marketing, marketing de redes social, marketing de conteúdo etc.).

E de que forma? Atualizando-as constantemente em relação a vários eventos, acontecimentos, fatos interesses, notícias sobre a empresa. Mantendo assim, seus clientes e público-alvo engajados e também motivados a continuar compartilhando-os por meio de várias plataformas na internet.

Otimização para mecanismos de busca – SEO

SEO (search engine optimization) é um dos meios mais econômicos que oferecem maior ROI (retorno sobre o investimento) do que outros métodos de marketing. Toda startup deve se concentrar em SEO. 

SEO é o processo de obter tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa sem nenhum custo adicional. Portanto, com ele você pode adquirir continuamente novos clientes para a sua startup, sem nenhum custo. 

Você pode, por exemplo, começar um blog, otimizar suas páginas de serviços e página inicial para obter tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa.

Vale ressaltar que SEO é desafiador. Requer habilidades, experiência e tempo para obter resultados. Para isso, você pode contratar uma consultoria SEO para ajudá-lo.

Conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é essencial para os negócios B2B e B2C. Criar conteúdo relevante não apenas contribui para seus esforços de SEO, mas aumenta a visibilidade da marca, aumenta o reconhecimento da marca, cria credibilidade e autoridade, apoia seus esforços de rede social e o posiciona como um referência.

Com uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo, você pode identificar os modos corretos de criação de conteúdo em cada estágio da jornada do comprador, o que leva a uma maior conversão. 

Uma ressalva: o marketing de conteúdo dificilmente oferece resultados rápidos (assim como no SEO), leva tempo para você começar a perceber os efeitos, mas o impacto é bastante duradouro.

Redes sociais atrativas 

As redes sociais se tornaram poderosas ferramentas de marketing nos dias de hoje. Com mais de 2 bilhões de pessoas no mundo com uma conta ativa, a mídia social é definitivamente o lugar onde as pessoas estão.

Os benefícios do marketing de rede social incluem maior exposição, geração de leads e engajamento do cliente, o que acaba levando à lealdade do cliente. 

Os profissionais de marketing que usam mídias sociais também se beneficiam das opções de segmentação oferecidas, para que as campanhas atinjam os clientes com maior probabilidade de conversão.

Como alguém consegue ter sucesso no marketing de rede social? Primeiro, é essencial criar uma estratégia, que envolve a criação de uma persona de cliente, direcionando-a e determinando que tipos de postagens publicar, bem como a frequência da publicação. Segundo, é essencial escolher o canal certo. Facebook? Instagram? LinkedIn? Escolha aquele ou aqueles em que seus clientes estão.

Marketing Digital e vendas

Em essência, o principal objetivo de toda empresa, incluindo startups, é fazer uma venda. Quer você esteja vendendo produtos ou prestando serviços, é importante que seu público esteja interessado em suas ofertas. 

Fazer uma venda gera receita e lucros, essenciais para o sucesso comercial no mercado. E. sem o marketing digital, será bastante difícil atrair clientes para seus negócios ou inspirá-los a comprar de você.

Portanto, as campanhas de marketing digital podem efetivamente promover seus produtos ou serviços e apresentá-los ao seu público da maneira que lhes for mais atraente. 

Você pode mostrar o valor real e os benefícios de seus produtos e serviços aos clientes através do marketing digital. Além disso, você pode estender seu alcance a vários canais para garantir que suas mensagens sejam bem recebidas por todo o público!

* Bruno Guerra é jornalista, redator e consultor SEO. Ama ler, escrever e aprender sobre diversos assuntos. 

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta