Segundo o Banco Central, os cinco maiores conglomerados bancários brasileiros, Itaú-Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander, terminaram 2018 com 84,8% do mercado de crédito e com 83,8% dos depósitos totais.

Esse cenário retrata a concentração bancária e a necessidade de novos entrantes para desburocratizar e democratizar o acesso a serviços financeiros para a população brasileira. Considerando que 45 milhões estão à margem do sistema bancário tradicional, ou seja, não possuem vínculo direto com estas instituições, ainda há muito espaço a ser conquistado pelas empresas.

Um desses esforços foi a criação recente de um ‘Financial Hub’ pela fintech Celcoin. O objetivo é que qualquer empresa possa oferecer centenas de novos produtos com apenas uma integração e, com isso, acelerar o lançamento de serviços financeiros para seus clientes.

O Celcoin desenvolveu sua própria tecnologia financeira ao promover inclusão via mais de 20 mil “agentes” – pequenos empreendedores locais, lojistas ou autônomos – que transformam smartphones em terminais para recebimento de contas, boletos, recargas de celular, compra de passagens rodoviárias entre outras operações financeiras, assim, geram valor para a comunidade em que vivem.

Para Adriano Meirinho, CMO e cofundador da startup, existe um compromisso e responsabilidade da fintech ao levar tecnologia financeira para lugares e pessoas carentes de tais tecnologias. “Hubs de inovação e empreendedorismo estão cada vez mais comuns porque são iniciativas coletivas e focadas em transformações que impactam a sociedade trazendo benefícios. Esta é a essência do Celcoin f. Hub: poder compartilhar e integrar suas APIs com outras fintechs e bancos digitais que querem oferecer aos seus clientes mais produtos e serviços”, afirma Meirinho.

A funcionalidade acompanha a necessidade do mercado de fornecer maior gama de serviços e agilidade para o cliente final, além de democratizar o acesso da população às mais diversas transações. A abertura das APIs ocorreu após demanda espontânea do próprio mercado.

Atualmente, mais de 60 fintechs já usam o Celcoin f. Hub e mais de R$ 300 milhões em transações são realizados todos os meses. Ao todo, mais de 2,5 milhões de brasileiros são atingidos com as operações financeiras.

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