Falar sobre empreendedorismo para crianças e jovens é uma maneira de garantir a esse público o desenvolvimento de competências que valem para a vida toda. Pensando nisso, o Sebrae está lançando, por ocasião do Dia da Criança (12), três histórias em quadrinhos (HQs) com o intuito de estimular a imaginação e desenvolver a criatividade, de maneira leve e divertida. As HQs abordam alguns obstáculos enfrentados pelos empreendedores, como a dificuldade de gestão financeira, e as principais qualidades que precisam ser aprimoradas para quem sonha em criar o próprio negócio.

Nas histórias, os empreendedores são retratados como super-heróis que desenvolvem a força e a capacidade de enfrentar seus inimigos. A HQ “Pedro Parque – Loja Teia da Moda” conta a história de um jovem empresário que descobre as habilidades para se diferenciar da concorrência. Já na história “Liana – Farmácia-Maravilha”, o tema central é o enfrentamento contra o preconceito sofrido por mulheres que se tornam empresárias . Por último, a HQ “Beto Comerine – Restaurante Garras Mantium” retrata o desafio enfrentado pelo personagem que resolve abrir um negócio. “São histórias inspiradas na vida real. E queremos levar este universo para o mundo infantil, com intuito de ensinar este público um pouco sobre empreendedorismo”, explica o analista do Sebrae, Fernando Bandeira.

O poder do empreendedorismo
Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil com o apoio o Sebrae, a taxa de empreendedorismo no país chegou a 38% no ano passado. No que se refere à idade, a pesquisa mostra que o público mais jovem (entre 18 e 24 anos) é o que concentra o maior percentual de empreendedores iniciais (21,2%).  Nesse sentido, o Sebrae tem trabalhado na promoção de um conjunto de iniciativas para fortalecer a cultura empreendedora, ofertando soluções sobre empreendedorismo para todos os níveis de ensino (fundamental, médio, profissionalizante e superior).  A instituição produz pesquisas, estudos, ferramentas, metodologias e materiais didáticos para formar e municiar os professores de todos os níveis de ensino com objetivo de difundir os conteúdos sobre empreendedorismo em suas instituições de ensino, sejam públicas ou privadas.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder