Grupo Microsom, empresa de soluções auditivas do Brasil, anuncia o lançamento da linha de aparelhos auditivos “VIA”, pioneiros no uso de Inteligência Artificial no mercado nacional.

“O Grupo Microsom busca sempre oferecer aparelhos modernos e com a tecnologia mais recente disponível. A Inteligência Artificial tem sido uma aliada na área da saúde, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva. O VIA é o que chamamos de “Revolução Auditiva” na área da Fonoaudiologia. Trata-se de um equipamento healthable que estabelece um marco na evolução dos aparelhos auditivos”, comenta a fonoaudióloga e gerente de produto do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.

Recursos

Produzido nos Estados Unidos e distribuído no Brasil com exclusividade pelo Grupo Microsom, o aparelho traz funcionalidades inovadoras tanto na versão VIA como a VIA AI (com Inteligência Artificial) que auxiliarão pessoas com deficiência auditiva de grau leve a severo.

Um dos aspectos mais inovadores no VIA é a presença de sensores integrados diretamente nos circuitos do aparelho. Isso otimiza muito a captura e análise dos dados e reduz o tempo de resposta para o usuário.

O VIA AI, permite ao paciente e seus familiares obter informações sobre a atividade física e a atividade cognitiva. Uma pontuação do nível de bem-estar é o indicador destas atividades, fornecendo dados sobre a atividade diária do usuário. Essas informações podem servir até para o acompanhamento clínico do paciente por profissionais de outras áreas médicas.

Outro diferencial do VIA AI é o Sensor que de Quedas. Ele emite um alerta a três contatos cadastrados caso o usuário caia. Estas pessoas receberão um alerta com o endereço onde se encontra a pessoa.

“Este recurso é especialmente importante para indivíduos idosos, cuja maioria da população apresenta perda auditiva e está mais suscetível a eventuais quedas, e a pessoas com dificuldade de mobilidade. O Sensor de Quedas melhora o seu desempenho conforme o tempo de uso e perfil do usuário. Além disso, o aparelho possui um botão externo que poderá ser configurado como um botão de alerta, que também emite uma mensagem a estes contatos caso o paciente precise de ajuda ou em uma emergência”, explica a fonoaudióloga.

Os sensores conseguem identificar quão grave foi o movimento, se foi uma queda brusca ou apenas um tropeção. Nesse último caso, o próprio usuário pode cancelar o pedido de ajuda se estiver bem.

O VIA conta ainda com o assistente virtual Thrive, outra inovação que permite ao usuário consultar o aparelho sobre seu funcionamento ou até mesmo fazer perguntas mais abertas. Basta um toque próximo à orelha ou solicitar este comando pelo aplicativo para obter a resposta desejada.

“O VIA AI se comunica com o aplicativo Thrive, que também proporciona transmissão de áudio – falar ao telefone, ouvir mensagens – diretamente do aparelho celular para o aparelho auditivo. Por meio do aplicativo, o usuário ainda poderá controlar e personalizar o som do seu aparelho e dos acessórios auxiliares”, explica Maria do Carmo.

O recurso Hearing Care Anywhere possibilita ao paciente enviar uma solicitação de ajuste ao seu fonoaudiólogo que então realizará regulagens no aparelho auditivo à distância. Por meio de um software de programação específico, as novas configurações ao usuário pela nuvem, que poderá aceitar e ainda responder se ficou satisfeito. Isso reduz a necessidade de ida até uma clínica para resolver o problema.

O Localizador permite encontrar seus aparelhos auditivos caso tenha perdido. O usuário poderá testar o funcionamento do circuito do seu VIA utilizando a função Self Check do aplicativo.

O Tradutor Simultâneo encontrado nos aparelhos VIA AI é outro recurso que facilita a vida de usuários que viajam ou que estão em contato com outros idiomas. Através do aplicativo Thrive, o usuário poderá ouvir a tradução diretamente nos seus aparelhos.

Outra função da versão VIA AI é o Controle de Toque. Ele permite que o paciente aproxime a mão da orelha (sem apertar botões) e ative uma determinada função no seu aparelho. É ideal para pacientes com dificuldade de destreza manual como portadores da Doença de Parkinson, por exemplo.

Ambas as versões contarão com uma qualidade sonora superior em virtude de novos algoritmos que reduzem o ruído de fundo e otimizam o som de fala. Isso é muito importante para que o usuário consiga escutar bem e com mais conforto.

Acessórios

O Microfone Remoto e o Microfone Remoto Plus permitem transmissão de áudio diretamente aos aparelhos, melhorando situações de escuta difícil como em uma sala de aula ou em uma reunião.

O acessório para TV permite a transmissão do som da TV diretamente para os aparelhos VIA, permitindo que o usuário escute com clareza e o mínimo de interferência externa.

O VIA pode ser adquirido na versão com baterias convencionais ou na versão recarregável. Ele conta com duas opções de carregadores para os aparelhos recarregáveis, sendo um menor e mais rápido.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta