* Por Venngage

Há uma abundância de conteúdo na internet atualmente. As marcas estão competindo por espaço, constantemente inovando e criando mais conteúdo em um esforço para se manterem na mente dos usuários da internet.

Os profissionais de marketing precisam estar conscientes de que o marketing digital é sobre qualidade, não apenas conteúdo. Para se destacar e atrair leads, você precisa seguir algumas regras simples.

1. Paleta de cores minimalista

Hoje em dia, usar muitas cores em um elemento visual faz com que o conteúdo fique carregado e confunde a mensagem que você está tentando transmitir.

Olhar guias de cores corporativas deixará claro que elas precisam ser escolhidas com cuidado. Os seres humanos associam certas emoções com cores — usar muitas provocará sentimentos contraditórios no público.

Além disso, a última tendência é usar um único bloco de cores em imagens digitais. Eles não são apenas atraentes, mas fazem seu conteúdo visual se destacar em feeds de redes sociais.

O exemplo abaixo mostra uma fotografia com uma tonalidade de cor sólida. A combinação faz com que a mensagem se destaque e aumenta o impacto da imagem em si.

design minimalistaFonte: Venngage

2. Alto contraste

Outra dica de design para tornar seu conteúdo imediatamente reconhecível é usar cores contrastantes. Esta é uma ótima maneira de atrair atenção, já que a maioria das plataformas usa um fundo branco ou preto sólido. Além disso, os contrastes também são uma ótima maneira de destacar as informações que você deseja que as pessoas notem primeiro.

Este exemplo de cartaz no Facebook aproveita ao máximo o fundo escuro contrastante com as cores em tons de laranjas. Observe como a cor também faz com que o texto se destaque.

fonte em alto contrasteFonte: Venngage

3. Texto em negrito

Com a ascensão do Instagram, poderíamos deduzir que o marketing digital focaria menos no texto. No entanto, formas criativas de empregar texto podem causar um enorme impacto no engajamento.

O uso reduzido de texto é o melhor caminho no cenário de marketing atual, especialmente em postagens nas redes sociais ou em cabeçalhos de blog.

O exemplo visual abaixo mostra como a cor mínima e o texto grande chamam a atenção para a mensagem do post.

design com texto em negritoFonte: Venngage

A escolha de tipografia também pode ter um impacto significativo na mensagem, algo que você precisa estar ciente ao escolher as fontes corporativas e criar conteúdo visual.

4. Abandone as molduras

As mídias sociais costumavam ter um sistema de enquadramento definido, mas agora a assimetria domina o cenário do marketing digital.

O uso caótico do espaço, com imagens descentralizadas e grids desconstruídos, está se tornando muito mais atraente. Enquanto grande parte do mercado ainda usa imagens emolduradas, os elementos visuais assimétricos atrairão mais atenção.

O exemplo abaixo joga com o formato quadrado do Instagram, o que instantaneamente o destaca em um feed de mídia social.

sem molduras

Fonte: Venngage

5. Marca flexível

Criar um logotipo atraente para sua marca é um trabalho árduo e, depois de escolhido o design, você não vai querer mudá-lo, certo? Não no mercado digital atual. Sua marca precisa ser flexível para se alinhar a várias ocasiões, ao mesmo tempo em que se mantém reconhecível.

Considere o tamanho do logotipo, pois ele aparecerá de formas diferentes dependendo da plataforma.

Pense também em como adaptar seu logo às mudanças de circunstâncias constantes no mundo moderno.

6. Seja consistente

De acordo com as estatísticas de branding mais recentes, os consumidores precisam interagir com sua marca de 5 a 7 vezes antes de serem capazes de reconhecê-la, ou seja, ela precisa estar clara e visível em todas as oportunidades.

Embora ser criativo nos elementos visuais seja a chave para criar conteúdo memorável, não usar sua marca da mesma forma em todos os esforços de marketing digital anulará a empreitada.

7. Use modelos

Uma das principais maneiras de criar conteúdo consistente e flexível é usar modelos para as redes sociais. A maioria das ferramentas online tem opções personalizáveis e dão acesso a ícones, ilustrações e paletas de cores que enriquecem seu marketing visual.

Você também pode projetar seu próprio mídia kit usando essas ferramentas para que a marca apareça de forma consistente em todos os elementos visuais.

Conclusão

Criatividade e consistência são os aspectos mais importantes do marketing visual atualmente. Estas dicas de design ajudarão seu conteúdo visual a se tornar mais perceptível, impulsionando o marketing digital e aumentando o engajamento.

* Venngage é uma ferramenta de design que permite a criação de diversos elementos visuais de forma simples e rápida. Você não precisa ser um designer para criar infográficos, apresentações e imagens para as redes sociais. Com os modelos personalizados da Venngage, você cria visuais incríveis em apenas alguns minutos.

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