
“Uma alta performance é necessária desde o ambiente corporativo até o mundo dos esportes”. Esse foi o tema central do evento Mulheres de alta Performance, realizado na última semana no Co.W. Coworking Space.
Organizado pela Tango Tech, empresa voltada à transformação digital, o evento contou com a participação de Adriana Aroulho, COO da SAP, Prscila Siqueira, Vice-presiente do Gympass e Hélia Souza (Fofão), Campeã olímpica de vôlei.
Gestão de experiência
Adriana Aroulho, COO da SAP, falou sobre a gestão da experiência e como ela desempenha um papel importante para uma boa performance dentro do ambiente corporativo.
Para exemplificar a economia da experiência, a diretora de operações fez uma referência ao café. O grão, que era comercializado como commodity, passou a ser um produto através do grão moído e vendido em pó. Depois, foi transformado em serviço após o surgimento das cafeterias. Agora, você vai até uma cafeteria, como o Starbucks, e é chamado pelo nome, o que te faz se sentir em casa. Assim, o consumidor paga um valor devido a experiência que tem no local.
Aroulho apresentou dados de uma pesquisa da Ben Consulting que mostra 80% dos presidentes das empresas entendem que entregam uma experiência excelente para os clientes. Em contrapartida, desses mesmos clientes, só 8% consideram que recebem um serviço espetacular. “Entre 8 e 80, há um espaço enorme para você endereçar serviços, produtos e experiências”, ressalta.
Esse gap, segundo Adriana, permite a criação de novos modelos de negócios. A diretora de operações citou o Airbnb, que reinventou a indústria de hospedagem, assim como a indústria de aplicativos de transporte que trouxeram mais comodidade a seus usuários, diminuindo a porcentagem de pessoas que usam táxi.
Ainda sobre a gestão de experiência, a COO ressaltou a importância de interagir com o cliente na hora da experiência dele, entendendo e criando novas interações aumentando a performance.
No vídeo abaixo, Adriana fala sobre como a tecnologia pode ajudar nessa gestão:
[embedded content]
Engajamento
Priscila Siqueira, vice-presidente executiva do Gympass, falou sobre o propósito da empresa em acabar com o sedentarismo e destacou como engajamento e tecnologia podem ajudar nessa missão.
Um estudo feito em Londres, apresentado por ela, mostra que não é mais preciso falar sobre os benefícios das atividades físicas e sim tomar alguma atitude para mudar esses hábitos. Aqui no Brasil, por exemplo, somente 4% das pessoas frequentam academia. Diante disso, o Gympass buscou unir a tecnologia, através do aplicativo, e outras formas de engajamento, como por exemplo, oferecer mais de 900 atividades, para mudar esse cenário.
“O segredo do Gympass não é só a tecnologia, mas é todo o programa de engajamento. Porque na hora que você tem o aplicativo, a gente está sempre mandando mensagem, a gente começa a conversar com o usuário de uma forma que crie uma empatia com ele”, destacou Priscila.
Dentro do plano de engajamento do Gympass, está a comunicação, a flexibilidade do usuário de aderir ou cancelar o plano no momento que quiser e promoções personalizadas, além de ações dentro das empresas – a maior base dos usuários da plataforma é de funcionários das empresas que fornecem o serviço como benefício. Ela destaca que esse engajamento só é possível através do envolvimento da empresa, pois é mais fácil as pessoas praticarem atividades físicas em grupo do que sozinhas.
Para finalizar, Priscila falou sobre como esses hábitos impactam o rendimento dos colaboradores dentro das organizações e diminuem o número de absenteísmo, por exemplo. Como case, ela citou uma campanha contra o tabagismo que foi feita na Unilever, que teve um aumento na performance de 40% para 60% quando o Gympass entrou no circuito.
Performance
Hélia Souza (Fofão), campeã olímpica de vôlei, participou de um painel, junto com Vandré Oliveira, Fundador da Tango e a Executiva Rebecca Pascuas. Juntos eles bateram um papo sobre performance tanto no esporte, quanto no ambiente corporativo.
Criada em periferia e com uma carreira de 30 anos no voleibol, um dos temas que Fofão levantou foi sobre como o esporte pode ser um fator de transformação. Atualmente, a campeã olímpica é embaixadora do projeto Viva Vôlei e falou para o Startupi sobre a importância da prática do esporte desde cedo.
O primeiro tema levantado por Vandré foi disciplina e treino, no qual Fofão afirmou que ao praticar esportes de alto rendimento, é preciso abrir mão de muita coisa, além de ter responsabilidade e disciplina.
“Não tem como conciliar sua vida, por mais que você queira, por mais que você faça parte, que seja normal, para um atleta não é normal ter uma vida normal”, contou ela.
Do outro lado, Rebecca Pascuas reafirmou a importância da disciplina como uma fator importante para fechar negócios com maestria e excelência. “É tanta coisa que ter que ser feita, que se você não fizer isso de forma minimamente organizada e disciplinada, é impossível. Você vai deixar alguma coisa ao longo do caminho e vai se perder”, completou Rebecca.
Outro ponto levantado para uma boa performance é a resiliência. Relembrando os sete anos que ficou como reserva, Fofão disse que essa é uma característica primordial, e foi com esse equilíbrio emocional que ela conseguiu atingir seu principal objetivo: ser jogadora oficial da seleção brasileira de vôlei.
Rebecca completou falando de suas experiências no ambiente corporativo e reforçou a importância da resiliência. “Eu já vivi momentos de oportunidades que não demoraram meses e sim anos para serem concluídas”, compartilhou. É importante resistir e continuar oferecendo algo de valor para seu cliente e alcançar o que almeja, como a assinatura de um contrato.
Em uma conversa com o Startupi, Rebecca falou sobre as caraterísticas que uma pessoa precisa ter para alcançar uma boa performance. Confira no vídeo:
O evento também marcou o lançamento da plataforma de conteúdo da startup, a Tango Tech Connect, que trará informações de eventos, treinamentos e conteúdo em geral. Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre o lançamento e os produtos da startup.
[embedded content]
0 comentário