* Por Mônica Hauck

A média nacional de rotatividade nas empresas é de 41,8% nos últimos cinco anos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGEG). Um dos motivos para esse número estar presente dentro das corporações é a falta de motivação.

Portanto, para minimizar o turnover dentro das instituições engajando o profissional, é importante realizar levantamentos e diagnósticos das reações e sentimentos de uma equipe.

Segundo o estudo Sólides Report, realizado pela Sólides, plataforma completa de gestão de RH, que mapeou mais de 1400 empresas, as instituições que trabalham performance, desenvolvimento e perfil comportamental dos colaboradores apresentam turnover de 19%, bem abaixo da média nacional.

Essa baixa rotatividade, quando comparada com a média nacional, se deve ao fato de que essas companhias estão conseguindo analisar com mais profundidade a performance dos profissionais. Por meio do people analytics elas compreendem melhor o desempenho, a energia e o grau de amplitude (capacidade de interagir ou influenciar positivamente).

Com essas análises, é possível criar um ambiente de motivação dentro da empresa. Levantei outras dicas importantes para motivar os times:

Estabeleça harmonia no relacionamento da equipe

É importante fazer com que os liderados aprendam a trabalhar em equipe e estabeleçam um ambiente de cooperação. O trabalho em conjunto, a confiança mútua e a troca de atividades geram mais produtividade e motivação do que muitos métodos sofisticados.

Reforce a autoestima dos colaboradores

Um ato de incentivo é fazer com que as pessoas se sintam vencedoras. Gere orgulho do liderado pelo trabalho que ele desempenha, pela empresa em que trabalha e, sobretudo, faça-o ter orgulho de si mesmo.

O orgulho gera o desejo do êxito, e esse faz as pessoas buscarem no seu íntimo recursos inexplorados. Uma das melhores maneiras de incutir o orgulho nas pessoas é dar responsabilidade e ajudá-las a saber que elas desempenham uma função importante. Encoraje cada um a fixar prioridades em seu trabalho, fazendo com que ele se envolva e se comprometa com os resultados obtidos.

Estabeleça metas ambiciosas, mas que possam ser executadas

É impossível gerar orgulho na equipe sem estabelecer padrões elevados de qualidade e produtividade. Mas, em primeiro lugar, as metas devem ser claras para todos. Não pode existir a menor dúvida na equipe sobre o que se pretende atingir. Em segundo lugar, essas metas devem ser ambiciosas — às vezes difíceis —, mas atingíveis. Se houver resistência da equipe, você terá de negociar as metas.

Mantenha aberto os canais de comunicação

Ouça o seu pessoal. Aceite sugestões. Envolva-os na busca da solução dos problemas. Fale dos números e resultados que a empresa obtém. Não seja o único canal que existe para o contato com a alta administração. Permita que os seus liderados se dirijam ao nível superior da organização, com ou sem a sua presença. Neste caso, deverá ficar claro aos liderados e à chefia superior que isso está acontecendo com o seu consentimento e que posteriormente você quer receber o feedback.

Mostre que a equipe merece ser recompensada

Tudo o que é recompensado é realizado com mais interesse e motivação, desde que a recompensa tenha valor para essa pessoa. É possível premiar um bom trabalho ou um grande esforço, mas as regras devem estar bem claras para todos e os motivos que alguém recebeu tal recompensa.

Faça do treinamento uma prioridade

Proporcione cursos, treinamentos, palestras, estágios, sessões em que são exibidos filmes que aprimorem a capacidade do seu pessoal. Investir na competência e preparo de pessoas tem retorno garantido em forma de motivação, produtividade e metas atingidas.


Mônica Hauck é Fundadora da Solides. Graduada e pós-graduada pela UFMG e FGV, com MBA em Gestão Empresarial e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. A empreendedora desenvolveu a ferramenta Profiler e, como referência em Gestão Comportamental, atualmente ministra palestras e cursos por todo Brasil. Também é vencedora do Prêmio Mulheres Notáveis, na categoria Tecnologia.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder