A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, desenvolveu uma tecnologia de pedágio automático de fluxo livre, cujo objetivo é detectar a intensidade do tráfego em tempo real e fornecer dados sobre o tipo de veículo e número de passageiros, facilitando o cálculo da taxa automaticamente. Sendo assim, os carros não vão precisar reduzir a velocidade no momento da cobrança. O novo sistema será implantado na Rodovia I-66, nos Estados Unidos.

Graças a essa solução, as tarifas de pedágio nas vias expressas podem ser modificadas de acordo com a demanda de tráfego: se o tráfego aumentar nessas faixas, a tarifa será alterada para que o número de usuários dispostos a pagar seja reduzido, assim a intensidade do tráfego diminui novamente e os tempo da viagem é otimizado.

Dessa maneira, é possível garantir o alto nível de serviço aos usuários das vias expressas, mantendo uma velocidade mais alta que as faixas livres. A solução informará os motoristas sobre as tarifas, para que possam optar por faixas gratuitas ou pagas. Além disso, a tecnologia de sensores do sistema contribui para oferecer maior segurança nas estradas e reduzir a poluição, tornando a mobilidade mais sustentável.

A solução utiliza Inteligência Artificial integrando veículos com o sistema para detectar a quantidade de passageiros presentes nos veículos. Este sistema de detecção da Indra apresentou a maior taxa de precisão do mercado na contagem exata do número de passageiros no veículo. Além dos passageiros, o sistema também consegue identificar em tempo real qual o tipo do veículo que transita na estrada. Dessa forma, as empresas conseguem ajustar e gerenciar o processo de cobrança.

O projeto também inclui um sistema rodoviário completo que inclui comunicação, sistemas de transporte inteligentes e integração com o centro de gerenciamento de tráfego, oferecendo aos operadores uma visão completa do que está acontecendo na estrada. A segurança também é otimizada, centralizando as informações de todos os sensores, o sistema de vigilância por vídeo e os painéis de sinalização, apresentando as informações sobre preços e incidentes relacionados aos viajantes.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder