A Vittude, startup que auxilia empresas a cuidarem da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores, acaba de receber um aporte de R$ 4,5 milhões liderado pelo fundo de investimento em venture capital Redpoint eventures. A rodada também contou com participação da Superjobs, venture capital focado em negócios de impacto e de saúde.

O investimento será utilizado na ampliação do Vittude Corporate, serviço centrado em empresas, cujo principal objetivo é auxiliar na saúde mental dos colaboradores das companhias, contribuindo para que gestores reduzam custos oriundos do adoecimento emocional dos funcionários, como o sinistro dos seguros saúde, absenteísmo, presenteísmo, turnover e a baixa produtividade.

Trata-se de um serviço inovador, que engaja cinco vezes mais os funcionários do que os tradicionais EAP (Programa de Assistência ao Colaborador). Normalmente, esses programas possuem baixo índice de utilização e os canais 0800 são utilizados com foco nos momentos de crise, não direcionando a atenção para a prevenção. Atuar apenas no emergencial não reduz os custos de saúde de forma eficiente e nem contribui para o atingimento de metas de negócio, afirma Tatiana Pimenta, CEO da Vittude.

Além disso, um recente estudo da KPMG mostra um ROI de quatro vezes para investimentos em saúde mental no ambiente de trabalho.

A startup foi fundada em 2016 por Tatiana e Everton Höpner e já atende clientes em mais de 50 países. Atualmente, a plataforma possui cerca de 3.500 psicólogos cadastrados. Entre seus clientes, estão empresas como a Resultados Digitais, 99, Grupo Positivo e os escritórios de advocacia Trigueiro Fontes e Lobo de Rizzo.

Um dos pontos fortes da startup é a preocupação com a qualificação da base de psicólogos credenciados nela. Segundo os dois fundadores, que já tiveram depressão e burnout no passado, para um tratamento eficaz, é preciso um profissional experiente, bem preparado, que se mantenha sempre atualizado, fazendo terapia e supervisão. Por essa razão, a plataforma preza pela qualidade do serviço prestado aos clientes finais, os colaboradores.

De acordo com Romero Rodrigues, sócio da Redpoint eventures, no cenário atual, é cada vez mais necessário que as empresas invistam na saúde mental de seus colaboradores.

“Estamos há algum tempo estudando o mercado de mental health. Depois de analisarmos diversas startups, escolhemos a Vittude por entender que a empresa apresenta um posicionamento estratégico, primando pela qualidade dos psicólogos cadastrados em sua base. O maior ativo de uma corporação é a saúde mental do seu quadro de funcionários, e está cada vez mais claro para as empresas a necessidade da atenção ao cuidado com os aspectos emocionais da equipe.”

Adepto da psicoterapia desde 2007, quando era CEO do Buscapé, Romero considera a ferramenta muito importante no âmbito da gestão de pessoas, sobretudo para C-Levels, empreendedores, líderes, gestores e pessoas que trabalham com pressão por resultados e curto espaço de tempo para tomadas de decisões.

“A posição de CEO também possui um lado solitário. Fazer terapia contribui para o aumento do autoconhecimento e para o aprimoramento da leitura do ambiente ao redor”, afirma o sócio da Redpoint eventures, cujo fundo já investiu em startups como Gesto, Xerpa, Gympass, Rappi, Olist e Creditas.

Para Tatiana, a rodada representa um marco importante na história da empresa. “O fato da Redpoint ter escolhido a Vittude entre outras startups do mercado é um atestado de credibilidade. É a confirmação de um trabalho bem feito, não somente pelo nosso time, como também pelos nossos psicólogos. Costumo dizer que os psicólogos Vittude são nossos maiores ativos e, por isso, temos muita atenção e cuidado com eles”, declara a fundadora.

A empresa, que já havia sido investida pela Vetor Editora, líder em psicometria e testes psicológicos no Brasil, pretende utilizar os recursos captados no Seed Round para ampliar o time de vendas e produtos. De olho no futuro, já estão pensando em ferramentas e escalas preditivas que possam antever o adoecimento, ajudando gestores médicos e de RH a tomarem decisões mais assertivas e eficientes.


Nos dias 25, 26 e 27 de novembro acontece o Plus Day | Innovation Tour e a Vittude será uma das startups visitadas. Quer conhecer o espaço e conversar com Tatiana Pimenta, CEO da Vittude? Garanta já a sua vaga.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder