* Por Vinícius Bicalho

É absolutamente comum empreendedores que desejam investir no ramo de franchising me fazerem questionamentos do tipo: “Como escolher a franquia certa para investir?”. Entendo que em períodos de incertezas e recursos escassos, cometer um erro pode prejudicar ainda mais o orçamento, mas infelizmente preciso dizer que a franquia certa não existe. O que existe são critérios eficazes para que a escolha seja a mais acertada possível, mas a caminhada entre decidir por uma rede e fazer com que ela traga retorno e solidez é longa.

O primeiro grande erro daqueles que querem empreender é apostar em franquias mais baratas, levando em consideração apenas o investimento inicial exigido. Mesmo que a franqueadora ofereça um bom modelo de negócios, produtos de qualidade ou serviços que garantam o lucro, analisar detalhadamente a marca e ver se ela se encaixa dentro do seu perfil pessoal é uma garantia maior de sucesso. Até porque, ela vai demandar dedicação e esforço essenciais para o alcance dos objetivos. Ou seja, defina por uma franquia que vai te dar prazer em trabalhar.

Contar com o apoio de escritórios de advocacias e empresas de consultorias é importante não somente para resolver as demandas das documentações, mas também porque os profissionais conseguem ajudar os clientes a serem capazes de identificar seus pontos fortes e fracos e as suas preferências. Na Bicalho Consultoria, por exemplo, tentamos entender – além de qual será o capital disponível para investimento – como a pessoa prefere trabalhar, quanto tempo ela vai se dedicar aos negócios e quais são as suas aptidões. E só depois avaliamos os possíveis segmentos e as particularidades e vantagens de cada setor.

Dezenas de sites e portais de notícias publicam conteúdos com dicas para se escolher a franquia ideal, mas não é como se fosse uma receita de bolo. A estrada é árdua e os detalhes fazem a diferença para que contratempos não transformem sonhos em pesadelos. Se você já sabe como o sistema de franquias funciona, se já decidiu por uma marca e conhece seus deveres e obrigações, bem como qual será o seu papel dentro da empresa, estude com atenção o contrato de franquia e converse com outros franqueados sobre o negócio.

Mesmo sendo uma área que apresenta grandes desafios, a franchising é uma excelente alternativa de trabalho no Brasil, mas só vai para frente com uma gestão experiente e organizada. O ano está acabando e 2020 chega com infinitas possibilidades para os empreendedores. Aproveite esse tempo para refletir e buscar o equilíbrio financeiro. Tranquilize as suas expectativas e esteja preparado para alçar voo.  Boa sorte!


José Vinicius Bicalho Costa Jr. é mestre em Direito Empresarial e especializado em internacionalização de negócios, sócio fundador da Bicalho Consultoria Legal.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder