* Adelmo Nunes

Formar uma boa equipe é um passo importante para o desenvolvimento da startup. E, com um orçamento reduzido, a pressão é ainda maior para acertar na contratação de bons profissionais. Afinal, contratar errado pode gerar despesas extras e ainda trazer prejuízos à reputação da empresa ou à unidade do time já formado.

A receita para acertar não existe, mas é possível se valer de alguns cuidados para abreviar o esforço na hora de encontrar a pessoa que melhor responda às expectativas. A primeira delas é saber o que você está procurando. Nada melhor do que pontuar as fraquezas que pretende sanar com a nova contratação, sejam elas técnicas, de gestão ou comercial. Enumere por ordem de prioridade, tendo em vista a sobrevivência da empresa e o que pode acelerar mais o crescimento no curto prazo. Isso é indispensável para ter determinado, com clareza, o perfil da pessoa necessária.

Para filtrar ainda mais, selecione valores e características que você considera essencial para compor o perfil desse candidato. Caso já tenha outros funcionários, pense no que falta a eles e que poderia ser complementado. Uma equipe heterogênea, ao unir forças, tem muito mais a contribuir do que um grupo com pensamento muito parecido. Preze por experiências e/ou habilidades diversas das que já possui no seu time, que possam favorecer a startup.

O processo de contratação tem duas vias: estabeleça uma relação contratante-fornecedor em vez de contratante-funcionário. Não pergunte ao funcionário o que não perguntaria a um fornecedor. O respeito com que conduz o processo de contratação e trata o candidato será determinante para as atitudes que ele terá depois de incorporado ao time. Considere também terceirizar atividades até que haja condições em adicionar mais pessoas à equipe. Em termos financeiros, isso pode ser muito interessante.

Admissões sempre geram obrigações legais. Mantenha-as em dia com a ajuda de uma assessoria contábil para evitar contratempos.


Adelmo Nunes, contabilista, é diretor da Planned Soluções Empresariais.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder