Com o objetivo de aproximar os jovens da tecnologia, a Oracle lançou hoje, na Casa Oracle, o Programa Oracle Next One (ONE). Além de capacitar jovens em TI e empreendedorismo, a iniciativa conectará estudantes à oportunidades de trabalho na área.

Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil, falou sobre como a tecnologia está causando a disrupção na sociedade e de como isso vem alterando o mercado de trabalho. “Tem dados que dizem que a gente tem 13 milhões de desempregados, e na outra mão, a gente tem mais de 300 mil vagas em aberto no mercado”, destacou.

A maioria das oportunidades disponíveis atualmente são para profissionais de tecnologia. Foi pensando nesse cenário que surgiu a ideia de criar a iniciativa, com foco em inclusão e diversidade, para criar mais oportunidades de trabalho e assim, atingir uma transformação social através de educação e tecnologia.

Com um conteúdo de 450 horas, totalmente online, o projeto tem o foco inicial de impactar 3 mil jovens até 2021, mas Gabriel Vallejo, vice presidente de marketing da América Latina na Oracle, afirma que a ideia é que a iniciativa cresça futuramente, aumentando assim, o número de pessoas atendidas.

Os estudantes do ONE terão acesso a 3 trilhas de conteúdo tecnológico, sendo elas: lógica de programação, back-end e front-end. Além disso, a formação incluirá módulos de empreendedorismo, produtividade e outros aspectos de soft skills.

Com diversidade e inclusão como pilares do programa, o principal objetivo do Oracle Next One é atingir jovens, de regiões periféricas e escolas públicas, que tenham acesso restrito a oportunidades como essa. Pensando nisso, a empresa pensou em um valor simbólico para a inscrição no programa, que será de R$ 99,00, com possibilidade de ser parcelado em 6x de 16,50. De acordo com Gabriel, esse valor é uma forma de incentivar o engajamento do aluno até o final da formação. “A gente quer fazer com que essas pessoas estejam mais preparadas para o mercado”, diz ele.

Parcerias – Programa Oracle Next One

Para garantir que todos os estudantes tenham acesso a todos os recursos necessários, a Oracle fechou parceria com empresas como a Cogna, CIEE, Alura, Bayer, Gerdau e Easynvest, que ajudarão em infraestrutura, conteúdo e oportunidades de trabalho.

Para os jovens de São Paulo, a Cogna disponibilizará acesso aos laboratórios de computação de 8 unidades da Anhanguera Educacional para quem não tem computador em casa, nem fácil acesso a um.

Camila Veiga, diretora de responsabilidade social da Cogna, ressaltou que a parceria com a Oracle faz todo sentido com o trabalho que o grupo educacional faz. “No final do dia, o que a gente acredita é que a educação transforma, que vai mudar a trajetória desses meninos e que vai mudar a trajetória de suas famílias também”, afirmou ela.

O CIEE apoiará o Oracle Next One através da divulgação do curso para os estagiários ligados à instituição. Segundo Luiz Gustavo Coppola, superintendente nacional de atendimento do CIEE, existe cerca de 3 milhões de jovens que estão inscritos na plataforma da empresa e aguardam uma oportunidade. Para ele, a parceria será importante e ajudará na empregabilidade dessas pessoas. “A gente tem certeza que uma boa parte deles, através do ONE,  terão uma capacitação melhor e serão inseridos no mercado de trabalho”, disse o superintendente.

A Alura, plataforma que disponibiliza cursos de tecnologia online, contribuiu para a criação do conteúdo e disponibilizará acesso aos participantes do programa. Além da Bayer, Gerdau e Easynvest, presentes no lançamento do projeto, Via Varejo e ZUP Innovation também contratarão os futuros alunos do projeto.

Inscrições 

Os jovens, maiores de 18 anos, que tenham interesse em aprender mais sobre tecnologia, podem fazer suas inscrições através do site do programa.

O pagamento deve ser escolhido na hora da inscrição e pode ser feito através de boleto bancário, caso seja valor total, ou cartão de crédito para quem optar por parcelar.

No vídeo abaixo, Gabriel Vallejo explica mais sobre o projeto e fala sobre a importância de empresas privadas investirem na criação de oportunidades através de programas como Oracle Next One:



Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder