* Por Vinícius Bicalho

Mais um ano termina e fica o questionamento: você foi motivo de inspiração para as pessoas que querem investir no próprio negócio? Honestamente, não sei se posso me considerar um empresário referência, mas como fui professor durante bastante tempo, muita gente que conhece a minha história, e sabe que comecei sozinho e do zero, vem conversar comigo para receber conselhos.

Apesar de eu sempre deixar claro que não existe receita para o sucesso quando alguém opta por empreender e que todos nós temos o nosso tempo para amadurecer uma ideia e apostar todas as fichas nela, acredito que uma conversa franca entre empreendedores e indivíduos que ainda estão pensando em qual caminho seguir, traz sempre uma troca de experiência valiosa – para os dois lados.

Para se ter uma ideia, me formei em 2002. Naquela época, o mundo era bem diferente dos dias atuais. As ferramentas e instrumentos que usei para escrever a minha história talvez não sejam habilidades necessárias hoje para os cidadãos terem sorte e êxito em seu ramo de atuação. No entanto, existem características que nunca vão mudar para quem deseja ser um empreendedor modelo.

Disciplina, persistência e uma energia, que só o empreendedor tem, – difícil de definir – é o que determina o sucesso de um empresário.  Não sei se é motivação, crença no que faz ou aptidão, mas donos e dirigentes de uma companhia têm uma energia diferente, que os distingue de outras pessoas. Sou muito realista: há grandes desafios para quem se arrisca no empreendedorismo e é preciso estar preparado. Empresários que não dão certo, normalmente não fracassam: eles desistem no meio caminho.

2020 tem tudo para ser um ano excelente! O cenário econômico começa a esboçar melhoras e toda vez que temos um período de crise, o pós crise abre uma série de possibilidades para os empreendedores que enxergam oportunidade em qualquer cenário. O ambiente será bem propício. Basta querer!


Vinicius Bicalho é mestre em Direito Empresarial e especializado em internacionalização de negócios, sócio fundador da Bicalho Consultoria Legal.  

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder