Pequenos negócios foram responsáveis por movimentar perto de R$ 54 bi somente ano passado em compras públicas

Os pequenos negócios terão mais facilidade para pesquisar nichos de mercado na estrutura do governo federal, com o lançamento, nesta quarta-feira (15), do novo Painel de Compras, que reúne informações sobre as contratações públicas realizadas por meio do sistema Comprasnet. Durante o evento, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou que a ferramenta dará mais transparência e facilitará o acesso das micro e pequenas empresas às necessidades do poder público.

O sistema com consulta gratuita pode também ser acessado por qualquer cidadão. Conforme Painel, os pequenos negócios movimentaram R$ 54 bi em compras públicas e 39.218 micro e pequenas empresas estão cadastradas como fornecedoras habilitadas para participar do processo de compras.

“O que a equipe econômica vem fazendo é o que o Sebrae entende como necessário: qualificar a gestão e desburocratizar”, afirmou Melles no lançamento do Painel. Segundo ele, uma das grandes decisões tomadas pelo governo foi sancionar a Lei da Liberdade Econômica, que facilitou a abertura de empresas, entre outras medidas. O presidente do Sebrae lembrou que um dos reconhecimentos do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que se encontra em sua décima edição, está relacionado às compras governamentais. “O Sebrae apoia os programas do governo, em especial da economia, pois é o que o Sebrae entende como o melhor para o ambiente de negócios”, afirmou.

Na oportunidade, o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, afirmou que a Painel traz mais transparência para as contratações do governo. “É um avanço principalmente para as micro e pequenas empresas, que poderão participar de forma mais ativa das compras públicas”, ressaltou o secretário. “É reduzir a burocracia e criar soluções para a sociedade”, acrescentou Uebel, explicando que todo o país poderá qualificar o uso dos recursos públicos por meio do novo Painel de Compras, que ainda terá novas versões.

Com o Painel de Compras, as micro e pequenas empresas poderão verificar oportunidades de negócios, acompanhar processos por itens, órgão, modalidade de licitação, fornecedores, entre outras consultas. A ferramenta propiciará mais publicidade às ações governamentais, reforçando o controle social, já que pode ser acessado por diversos tipos de equipamentos, como computadores, notebooks, tablets e smartphones.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta