Listamos abaixo quatro dicas fundamentais para lhe dar com a situação de conflito entre sócios:

1 – Assumir que algo não está indo bem

Expertises diferentes, perfis complementares são características positivas e que agregam diretamente no negócio de tal modo que pensamentos diferentes, quedas de resultados os propósitos divergentes geram conflitos dos quais é muito comum a evitação, ou seja, fingir que nada está acontecendo ou até no jargão popular o famoso “empurrar com a barriga”, entretanto a cada dia que passa o que era apenas um conflito pode acabar virando uma disputa e ser drasticamente prejudicial à qualidade de vida dos sócios e saúde financeira e clima organizacional da Empresa.

Assumir que há algo de errado é a primeira atitude em busca de uma solução.

2 – Priorizar o diálogo

Como consequência dos conflitos duas atitudes são comuns, se afastar e procurar aliados, ou seja, afastar-se da situação que gera incômodo e procurar pessoas dispostas a ouvir e se compadecer com a versão vitimizada do conflito.

Muitas vezes neste momento os sócios compartilham suas versões com familiares ou gestores potencializando ainda mais a divisão dentro da organização.

Priorizar o diálogo em razão dos interesses comuns é um passo fundamental para não perder o controle das ações diárias que precisam ser conduzidas pelos sócios.

3 – Manter o foco na Empresa

O resultado produzido pela Empresa poderá ser a única forma de manter a perspectiva positiva da relação entre os sócios, por isso, redobrar a atenção nos indicadores e promover autonomia e responsabilidade dos diretores é fundamental para perenidade do negócio.

4 – Buscar solução efetiva

A solução de uma situação de conflito societário pode passar por vários caminhos, tais como a dissolução da sociedade, a reestruturação da sociedade, criação de um conselho de gestão, compra e venda das cotas entre sócios ou terceiros, entre outras.

Destacamos que são diversas opções, entretanto buscar a melhor opção que possa  compreender os reais interesses dos sócios e a busca pela manutenção e perenidade do negócio pode ser o grande segredo para o êxito.

Neste momento contar com profissionais que priorizem o diálogo de forma neutra e imparcial utilizando de metodologias técnicas adequadas ao consenso poderá proporcionalizar agilidade e eficácia. A Mediação e conciliação podem ser alternativas para o entendimento dos reais interesses dos envolvidos, identificação eventuais sentimentos frustrados e criação de opções que sejam pertinentes aos sócios e à sociedade.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder