A XP Inc. anunciou hoje a aquisição de participação majoritária na fintech Antecipa. Sem revelar os valores de transação, a aquisição é uma oportunidade para ampliar a grade de produtos e reforçar a presença nos segmentos middle e corporate no Brasil.

Criada como uma plataforma digital de antecipação de recebíveis, a Antecipa tem como objetivo central proporcionar uma maneira mais eficiente para que as empresas rentabilizem suas posições de caixa e, também, ofereçam uma alternativa mais econômica para o financiamento de fornecedores.

Os fundadores da Antecipa, Camilo Telles e Michel Borges, terão 100% de independência na gestão do negócio, contando com a estrutura, a solidez e, principalmente, o acesso à base de clientes da XP Inc. para acelerar o crescimento da plataforma.

Por meio de sua plataforma digital, a fintech integra fornecedores e compradores, proporcionando a possibilidade de financiamento entre as empresas, sem necessariamente ter um banco como intermediário. Dessa forma, o spread bancário, que, antes era destinado para esse intermediário, pode ser absorvido tanto pelo comprador, quanto pelo fornecedor, minimizando o custo da operação como um todo.

A empresa determina a taxa de desconto de forma dinâmica para cada transação, eliminando as ineficiências dos sistemas atuais. Assim, por meio de algoritmos próprios, a plataforma garante a maximização do retorno do fluxo de caixa dessas empresas, buscando um preço justo para cada transação e um processo ágil e inteligente para o desembolso dos recursos aos fornecedores.

Para Bruno Constantino, CFO da XP Inc., apesar de a Antecipa atuar em um mercado que já conta com a participação de grandes players, há ainda uma série de ineficiências que podem ser eliminadas. “Entrar neste segmento tão relevante em um momento como o atual, no qual as empresas estão precisando minimizar custos e apoiar os seus fornecedores, é uma grande oportunidade para a XP, inclusive colaborando para uma retomada mais rápida da nossa economia”, afirma.

“O financiamento para a cadeia de fornecedores sempre foi oferecido pelos bancos, mas numa oferta combinada com alguma outra modalidade de financiamento, o que nem sempre é atrativo para as empresas. A escolha da XP vem da visão de ter o cliente como foco central, alinhado ao que eles sempre adotaram em todas as frentes em que atuam. A plataforma digital da Antecipa objetiva exatamente a otimização do ciclo de caixa das cadeias produtivas. O sacado poderá acoplar o seu caixa ou o de terceiros à ferramenta, garantindo assim maior flexibilidade e liberdade de escolha. Ao ter a XP para nos apoiar, com toda a sua solidez e credibilidade, não temos dúvidas de que temos totais condições para crescer exponencialmente nesse mercado”, diz Camilo Telles, da Antecipa.

“Quando investimos na Antecipa, tínhamos a confiança de que o modelo inovador da empresa e o empreendedor experiente seriam capazes de mudar o mercado de antecipação de recebíveis. A aquisição pela XP evidencia a confiança nesta tese e dá à Antecipa uma musculatura única para continuar crescendo”, pondera Rodrigo Baer, sócio da Redpoint eventures, gestora de Venture Capital que investiu na Antecipa em seu primeiro round.

O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a autorização prévia do Banco Central do Brasil, nos termos da regulamentação aplicável.

No início do mês, a XP anunciou duas outras aquisições: a participação majoritária na fintech Fliper, plataforma de consolidação automatizada de investimentos, e a compra da insurtech DM10.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta