* Por Mariana Sensini

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos transformaram completamente não somente a maneira como compramos, mas também os canais pelos quais descobrimos, acessamos e nos relacionamos com nossas marcas, produtos e serviços favoritos.

A jornada do consumidor vem mudando de maneira rápida e a pandemia da covid-19 acelerou ainda mais esse processo, nos permitindo dar uma espiada em um futuro no qual as vendas digitais – via e-commerce ou canais sociais – serão predominantes.

Esse cenário impulsiona as empresas – desde os grandes varejistas até os pequenos comércios locais – a fortalecerem suas estratégias digitais para oferecerem uma experiência de compra cada vez mais agradável, eficiente, intuitiva e genuinamente próxima.

Para nós, no Pinterest, tudo começa com a inspiração e com a forma como os usuários descobrem novos produtos, o que posiciona as plataformas digitais em um papel decisivo para estabelecer uma conexão muito mais direta com os usuários, baseada no encantamento e no momento de maior interesse – o momento de busca.

Há três pontos-chave que estão definindo o futuro das compras. São eles:

Busca visual

Comprar hoje é bem diferente do que era há alguns anos. Os consumidores têm mais opções para descobrir produtos para os quais, às vezes, nem têm as palavras exatas para descrevê-los. É aí que entra a busca visual. Segundo a agência de pesquisa de mercado Gartner, as marcas que incorporam funções de pesquisa visual em suas plataformas de comércio eletrônico aumentarão sua receita em 30% até 2021.

Todos os dias, esse mindset se torna mais relevante, porque, ao contrário das pesquisas “tradicionais”, uma única imagem é suficiente para trazer resultados com muito mais rapidez e precisão, o que se traduz em um efeito positivo na experiência de compra online e na conversão.

Um estudo encomendado por nós à CSpace quando renovamos a nossa função de busca por imagem, que permite ao usuário encontrar mais de 2,5 bilhões de objetos a partir de fotos tiradas na vida real, descobrimos que, ao comprar móveis ou roupas online, mais de 85% dos entrevistados dão mais importância às informações visuais do que ao texto.

Também descobrimos que 80% dos usuários começam pela busca visual antes de fazer compras e 55% dos consumidores acreditam que esse tipo de pesquisa é essencial para desenvolver seus estilo e gostos.

Um mundo sem barreiras

Hoje o consumidor é omnichannel. Ou seja, o desafio para as empresas nos próximos anos será encontrar o equilíbrio perfeito entre o que oferecem no mundo virtual e seus canais tradicionais de varejo.

Aqui, as plataformas digitais fortalecem seu papel, oferecendo mais opções para as empresas exibirem seus catálogos, posicionamento de marca e propósitos por meio de um conteúdo altamente visual. Aquele mesmo estudo realizado pela CSpace revelou que 83% dos usuários do Pinterest fizeram pelo menos uma compra depois de ver o post no perfil de uma marca.

O conteúdo criativo é um formato que nós incentivamos e apoiamos e é uma das melhores formas de contar uma história e se engajar com os consumidores de uma maneira que atrai a atenção e não é invasiva. A chave para a aceitação desses novos formatos de se conectar com os usuários dependerá da capacidade das marcas em integrá-las para criar uma experiência única e personalizada para o consumidor.

Consumo responsável

A adoção de hábitos alinhados à proteção e respeito ao meio ambiente é uma tendência já mapeada há alguns anos. Contudo, nosso principal relatório de tendências – o Pinterest 100 -, apontou um aumento expressivo no interesse por produtos, marcas e hábitos sustentáveis – das 100 tendências para 2020, 18% estão relacionadas ao consumo responsável, à sustentabilidade e à natureza:

“Estilo de vida com pouco desperdício” (+446%), “Trocas ecologicamente corretas” (+172%), “Decoração econômica” (+308%), “Moda de segunda mão” (+38%), “Essenciais de viagem sem desperdício” (+48%), e “Viagens ecológicas” (+73%) são alguns dos termos que apareceram entre as buscas dos usuários e indicam uma mudança clara no estilo de vida – o que tem um impacto direto no relacionamento dos consumidores com suas marcas e produtos preferidos.

* Mariana Sensini é head of Growth do Pinterest para Brasil e América Latina.

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