UVTRONIC, empresa mineira fundada em 2005, apostou na junção entre a tecnologia robótica AMR (Autonomous Mobile Robot) e a radiação UVC para colocar no mercado uma linha de soluções para desinfecção rápida do ar e superfícies em diversos ambientes.

O destaque da linha é o Hygis, um sistema composto por lâmpadas ultravioletas germicidas de alta potência que pode ser utilizado em hospitais, quartos de hotéis, shoppings, fábricas, escritórios, aviões, aeroportos, entre outros ambientes.

Conforme explica Evandro Martins, fundador e diretor executivo da empresa, o sistema pode ser operado pela própria equipe do cliente, em complemento aos processos de limpeza já adotados. “Em primeiro lugar, nós mapeamos o ambiente utilizando um sensor LIDAR (Light Detection And Ranging) e inserimos essas informações no sistema do Hygis. Assim, ele estará pronto para percorrer sozinho todo o local, emitindo a sua luz UVC que purifica o ar e as superfícies, inclusive contornando qualquer obstáculo que esteja no local, sem depender da intervenção de pessoas”, conta. O Hygis também possui alertas de voz e luminosos durante sua operação. Quando a bateria está baixa, o equipamento se dirige automaticamente à central de recarga.

A eficácia da luz ultravioleta já foi comprovada por especialistas do mundo todo. Essa radiação elimina vírus, bactérias e outros microrganismos porque a radiação causa um dano que impede o microrganismo de se reproduzir – ou se multiplicar, no caso dos vírus, que dependem das células de um hospedeiro para fazer a replicação de seu material genético (RNA ou DNA). Também há estudos que garantem que os raios ultravioleta podem danificar os aminoácidos e proteínas que protegem o vírus ou permitem que ele se ligue e infecte uma célula hospedeira.

O produto da startup foi testado e aprovado na clínica mineira Oncomed. “A Oncomed, é especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas e realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e um tratamento humanizado a todos os pacientes. A utilização do nosso produto trouxe mais segurança e qualidade aos pacientes da clínica”, conta Evandro.

O profissional salienta que existem 3 tipos de raio ultravioleta semelhantes, mas apenas o UV-C é capaz de inativar bactérias, fungos e vírus em superfícies e ambientes. “Outro fator importante é que os vírus não desaparecem instantaneamente cada aparelho tem seu tempo certo de utilização que varia entre 1 e 15 minutos, no caso da torre com lâmpada, a Hygs Pro, uma torre UVC Robotizada 100% autônoma para desinfecção rápida de ambientes com tecnologia Autonomous Mobile Robot – Robô AMR, alimentado por baterias que pode ser utilizado para desinfecção de máscaras e ambientes”, finaliza.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta