Como parte do “esquenta”, o Sebrae Goiás promove uma série de lives nas redes sociais da instituição. Nesta quinta-feira (9), o escritor, cofundador da empresa Caminhos da Vida Integral, Luciano Meira, foi escolhido para abordar as possibilidades ‘humanizantes’ da relação integral do trabalho e da vida pessoal. O bate-papo foi moderado pela coordenadora da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae Goiás, Carla Ianaguivara.

Para Luciano, humanizar é tornar algo mais amigável para os seres humanos. ‘Humanizar torna as coisas mais civilizadas, refinadas e compreensíveis. Você precisa humanizar os personagens ao escrever uma história, para que as pessoas os entendam. Humanizar é tornar as coisas mais humanas e mais fáceis para os humanos se relacionarem e apreciarem’. 

O escritor diz que, com a evolução dos negócios, as pessoas serão utilizadas sem que se perceba. “Existe o perigo da desumanização, o que os pensadores vêm estudando há bastante tempo. Na minha opinião, o que vai determinar a humanização ou desumanização dos negócios são escolhas, e a primeira delas é de paradigmas ou mentalidade, ou seja, como nós pensamos no negócio. O ser-humano não nasce humano, ele nasce humanizável, ou seja, ele precisa, se quiser se sentir pleno, passar por um processo de humanização no seu desenvolvimento e isso pode acontecer em um negócio’. 

Sobre o momento atual, de pandemia, o especialista acredita ser tempo para integralização das experiências profissionais. Há algum tempo já se vem falando sobre a questão da integralidade, que é quando você consegue, de maneira competente, se preparar para viver a integralidade, a integração entre o pessoal e o profissional. Não existe mais essa separação, é como se os muros tivessem caído’. 

Luciano termina com uma dica: ‘As pessoas estão precisando de carinho. Não gaste todo o seu tempo online apenas falando sobre a quão boa é sua empresa, humanize sua marca contando histórias autênticas, oferecendo o seu apoio. Compartilhar histórias reais sobre suas falhas, dificuldades e lições que você aprendeu ajudará os clientes a se relacionar e simpatizar melhor com você. A função do líder é de alguém que entende, ouve e reflete junto de seus clientes e colaboradores’, finaliza.

Para escutar! 

Luciano e Carla contextualizaram o assunto através de Podcasts para o Sebrae Goiás. Acesse o link para ficar ainda mais por dentro do tema:

Podcast com Luciano Meira

Podcast com Carla Ianaguivara 

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder