Evento realizado com apoio do Sebrae mobiliza estudantes de escolas públicas, por meio do empreendedorismo, a superarem desafios e realizarem sonhos

Com apoio do Sebrae, a ONG Embaixadores da Educação realizou nesta quinta-feira (30), a 1ª edição virtual do ‘Crie o Impossível’. Em quase quatro horas de duração, o evento de alto impacto inspiracional alcançou 68 mil acessos originados de todo o país e contou com a presença de grandes nomes, como o ator Lázaro Ramos; o triatleta de Ironman Thiago Vinhal; o rapper Emicida; o empreendedor e fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino; o produtor musical KondZilla; a executiva do Google e embaixadora da ONU, Lisiane Lemos; e o ativista Rene Silva do Complexo do Alemão. Os convidados compartilharam suas histórias de superação com os estudantes de escolas públicas brasileiras que, assim como eles, enfrentam desafios diários e neste momento, encontram-se desmotivados para estudar por causa da pandemia da Covid-19 que suspendeu as aulas no país.

Em sua 3ª edição, o ‘Crie o Impossível’ foi idealizado por ex-alunos e alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil da Escola do Sebrae em Belo Horizonte (MG), que juntos criaram há seis anos a organização sem fins lucrativos, Embaixadores da Educação, e atuam com a missão de empoderar estudantes da rede pública por meio da Educação Empreendedora. O Sebrae é referência no ensino de Educação Empreendedora, que a partir deste ano fará parte do currículo dos estudantes do Ensino Médio do país, por meio da aplicação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Para o gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae, Gustavo Cezário, o ‘Crie o Impossível’ é uma oportunidade de mostrar a força transformadora do empreendedorismo. “Quando despertamos a vocação empreendedora dos estudantes não é apenas para que eles tenham um negócio. Queremos que consiga perseguir os seus sonhos, definir um propósito, construir até mesmo um projeto de vida para o que ele deseja no futuro e, a partir desse projeto, traçar um plano de quais conhecimentos e competências precisa desenvolver para de fato, ter um protagonismo ao longo da vida”, explicou.

Com mensagens motivacionais e inspiradoras, o evento teve o tema “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Os convidados reforçaram a importância do conhecimento, do planejamento e da persistência para transpor o que pode ser considerado impossível. Foi o caso da CEO da Lacoste no Brasil, Rachel Maia, com trajetória reconhecida mundialmente. “É preciso ficar atenta aos sinais que a vida nos dá. Se eu fosse colocar na balança, recebi muito mais “nãos” ao longo do caminho, mas para mim não existia o impossível”, destacou. Com participação ao vivo, direto da Espanha, Thiago Vinhal, 1º negro triatleta profissional a participar do Ironman de Kona no Havaí, destacou a importância de estabelecer um sonho claro e traçar uma direção: “Alimente os seus sonhos diariamente e dê o seu melhor com o que você tem agora e vocês verão que todo o esforço valerá a pena”.

Em comum, o rapper Emicida, o produtor KondiZilla e o ator Babu Santana ressaltaram o estudo de inglês com uma porta para oportunidades. Já a ex-BBB Thelma Assis, contou sua experiência para conseguir se tornar médica mesmo com as dificuldades na época de estudante de escola pública, em São Paulo. A executiva do Google e embaixadora da ONU, Lisiane Lemos relembrou emocionada sua história de superação por ser mulher e negra.

Os organizadores da iniciativa também convocaram os estudantes a contribuir, de forma efetiva, ao propor soluções que possam ajudar a enfrentar a pandemia no contexto escolar. Para isso, foi criada uma plataforma digital, chamada de Empower, que pode ser acessada via internet, onde os projetos serão acompanhados e mentorados pela ONG Embaixadores da Educação. As melhores iniciativas serão premiadas com bolsas de estudos integrais e outras oportunidades educacionais.

Educação Empreendedora
Em 2019, a Escola do Sebrae, que funciona em Belo Horizonte (MG), completou 25 anos de existência com mais de 12 mil alunos formados e impactados pela metodologia de Educação Empreendedora. Um dos projetos desenvolvidos é o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ), que oferece oportunidade da formação técnica em Administração com foco em Empreendedorismo para jovens de escolas públicas. Neste ano, o NEJ completa 10 anos com a formação de mais de 2 mil alunos.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder