O Mining Lab Challenge, programa da Nexa Resources que visa apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas para a indústria da mineração e metalurgia, está com inscrições abertas. 

Após uma edição especial voltada para a covid-19 realizada em parceria com o Instituto Votorantim e a Beneficência Portuguesa de SP, a nova chamada do Mining Lab Challenge busca por soluções inovadoras para a Nexa divididas em quatro categorias: ‘Produzindo zinco e cobre’; ‘Gestão e eliminação de resíduos e efluentes’; ‘Construindo legados positivos’ e ‘Mais eficiência e produtividade’.

As soluções vencedoras receberão investimento financeiro para o desenvolvimento dos pilotos, assessoria contínua de profissionais da Nexa durante um ano, mentorias financeira, jurídica, além de acesso às instalações e às informações técnicas das unidades da Nexa.

O objetivo do Mining Lab Challenge é desenvolver propostas capazes de potencializar, resolver e aprimorar as metas e objetivos da companhia em médio e longo prazo. Para isso, as soluções devem estar dentro do que é esperado em cada categoria:

– Produzindo zinco e cobre: neste campo, o projeto busca soluções e tecnologias capazes de ser provadas em até 12 meses e que envolvam aspectos científicos, sendo capazes de transformar e incrementar a cadeia produtiva do zinco e cobre da Nexa. Com isso, as propostas devem estar relacionadas às áreas de lavra e beneficiamento, refino e fundição.

– Gestão e eliminação de resíduos e efluentes: nesta categoria, o programa busca soluções que possam ser provadas em até 12 meses e que sejam capazes de transformar e incrementar o processo de gestão, eliminação de resíduos e efluentes e transformá-los em novos produtos. Neste caso, as soluções devem estar relacionadas a desenvolvimento de novas rotas de processo ou novos modelos de negócios para o aproveitamento da Pirita, desenvolvimento de novos produtos a partir da Jarosita e sistemas para gerenciamento de emissões atmosféricas e qualidade do ar.

– Construindo legados positivos: iniciativas que busquem criar uma rede que promova o desenvolvimento econômico sustentável dos territórios através das potencializações de seus recursos locais e da qualificação das pessoas, ampliando as possibilidades de geração de emprego e renda. Diante disso, soluções focadas em alavancar o empreendedorismo local e uso futuro são bem-vindas.

– Mais eficiência e produtividade: a última categoria do programa busca ideias inovadoras para áreas como engenharia, SSO, desenvolvimento humano, entre outros. Além disso, visa acelerar aplicações capazes de ditar a transformação rumo à indústria 4.0, com foco em automação, digitalização e produtividade.

O programa Mining Lab Challenge foi criado em 2016 e surgiu da necessidade que a Nexa identificou em desenvolver soluções para os processos internos e de se conectar ao ecossistema de inovação mundial, reforçando sua estratégia e posicionamento global. Hoje, é considerada uma das principais ferramentas para a inovação aberta na estratégia da Nexa. Em 2019, mais 200 de iniciativas foram inscritas e 10 projetos foram contratados pela companhia para realização de pilotos para validação das soluções.

As inscrições começaram ontem e vão até o dia 2 de outubro pelo site.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder