Em protocolo de retomada, Sebrae orienta donos de SPAs a se prepararem para receber novamente clientes, colaboradores e fornecedores nos estabelecimentos

O segmento de bem-estar, que inclui o funcionamento de SPAs, também sofreu grandes impactos com o avanço da pandemia do coronavírus (Covid-19). Com a liberação gradual do funcionamento de algumas atividades econômicas, é preciso que os donos de pequenos negócios do segmento também se preparem para o retorno das atividades de forma segura para que consigam atrair clientes que, por causa da doença, estão mais exigentes, principalmente em relação à implementação de medidas de higiene e saúde dentro dos estabelecimentos.

Para ajudar os empresários do segmento de SPAs, nesta retomada, em um novo cenário com mudanças significativas na rotina das pessoas e na forma de consumo, o Sebrae elaborou uma série de protocolos com orientações e recomendações das autoridades oficiais de saúde e parceiros de entidades setoriais. O documento reforça as principais medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 no ambiente de trabalho, com orientações para colaboradores e fornecedores. Além disso, fornece um modelo de formulário de pesquisa para que seja aplicado durante os agendamentos dos atendimentos para verificar se houve exposição de risco à contaminação. Para os empresários que são donos de SPA Resort/Hotel, SPA Médico, SPA Esporte e Aventura e SPA Estético, o Sebrae sugere que também sejam analisadas as recomendações de retomada de atividades turísticas, de clínicas, de academia e esportes e dos salões de beleza e estética, respectivamente.

“O Brasil é um país de proporções continentais e as condições do sistema de saúde no atendimento aos casos da doença podem ser bastante distintas, mesmo entre municípios de um mesmo estado. Por isso, os Protocolos de Retomada do Sebrae precisam estar alinhados às medidas determinadas por governadores e prefeitos”, ressaltou o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Segundo ele, para o retorno das atividades, é fundamental o controle rígido de segurança e higiene dos estabelecimentos para que tanto para a equipe de colaboradores e fornecedores, quanto para os clientes.

O Sebrae também orienta que caso exista divergência de informações entre as medidas estaduais e municipais, opte por seguir a orientação mais rígida, de preferência de acordo com as recomendações das autoridades oficiais de saúde, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, entre outras.

Confira abaixo as principais recomendações e orientações do protocolo elaborado pelo Sebrae para o retorno do atendimento em SPAs

Orientações Gerais de Higiene e Saúde

* Todas as ferramentas, máquinas, equipamentos de uso manual devem ser constantemente limpos e higienizados,antes e durante a execução dos trabalhos, assim como superfícies (mesas e bancadas) e objetos (telefones e computadores). 

* Os celulares também devem ser higienizados frequentemente e a utilização para pessoas que permanecem no estabelecimento deve ser evitada ao máximo.

* O uso de relógios, colares, entre outros acessórios também devem ser evitados e, preferencialmente, recomenda-se o uso de cabelos presos, caso sejam compridos.

* Quanto ao uso das máscaras, as empresas devem ficar atentas aos decretos ou outros regulamentos da localidade que determinam o uso obrigatório da proteção.

* Mesmo de máscaras, o distanciamento de 1,5 m deve ser mantido entre as pessoas, ao menos que seja indispensável para o atendimento.

* Lembre-se que a máscara é utilizada como equipamento de segurança de uso individual e não deve ser compartilhada.

* É importante que as máscaras de tecido ou não profissionais sejam limpas e higienizadas adequadamente após o uso.

* Já as máscaras descartáveis devem ser armazenadas em sacos vedados em lixeiras com pedal e tampa, para recolhimento por empresas de coleta de produtos contamináveis.

Orientações para o ambiente de trabalho

* No caso de SPA que possui piscinas, jacuzzi, ofurôs, hidromassagem ou qualquer outra atividade aquática, segundo especialistas em ciências farmacêuticas, as características da Covid-19 fazem com que ele seja sensível ao cloro.

* Bordas, chuveiros, bancos, corrimãos, entre outras superfícies de maior contato, devem seguir os mesmos padrões de limpeza de outros materiais.

* Recomenda-se o não compartilhamento de materiais de piscina e outras atividades aquáticas.

* Disponibilize, na área dos espaços aquáticos, suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual.

* Organize uma área de chegada para profissionais onde deverá ser disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos tapete umidificado com hipoclorito de sódio para limpeza das solas dos sapatos.

* Se possível, abra o estabelecimento em horários alternativos para que a circulação de clientes e profissionais não coincida com o pico do movimento do transporte público. Também é fundamental que a quantidade de pessoas que entram no SPA seja limitada para evitar aglomeração. A ocupação simultânea dos ambientes deve respeitar o limite de uma pessoa a cada 4 m².

* Durante o horário de funcionamento, feche os ambientes por pelo menos duas vezes ao dia para limpeza e desinfecção.

* Remova tudo que possa dificultar a limpeza dos ambientes, como enfeites, revistas, flores, quadro, objetos de decoração etc.

* Não disponibilize garrafas de chá, café ou assemelhados para uso compartilhado. Reorganize os móveis da recepção de maneira a não deixar clientes em espera frente a frente, ou aumente a distância entre as acomodações (sofás e cadeiras).

* Instale, se for possível, barreiras de vidro ou acrílico nos balcões de recepção e caixas para diminuir o contato entre atendente e cliente. Promova o distanciamento de 1,5 m entre pessoas nas filas na entrada ou para o pagamento. Uma dica é utilizar sinalização no chão para demarcação da distância mínima.

Orientações para colaboradores

* Capacite todos os colaboradores em como orientar os clientes sobre as medidas de prevenção do SPA.

* Escolha um colaborador para fiscalizar se os novos procedimentos estão sendo efetuados da forma estabelecida e troque de colaborador periodicamente para essa função.

* Organize a escala de trabalho para evitar aglomerações e realize periodicamente reuniões de alinhamento de procedimentos com os funcionários para manter o padrão das ações e rotinas de trabalho definidas.

* Informe a seus funcionários e contratados que qualquer pessoa que tenha tosse leve ou febre baixa (37,3 ºC ou mais) precisa permanecer em casa.

* Deixe claro para os funcionários que eles poderão contar esse tempo como licença médica.

* As pessoas do grupo de risco e acima de 60 anos, assim como pessoas que residem com pessoas do grupo de risco não devem exercer atividades de contato com o público direto. Solicite que os colaboradores tragam o mínimo de objetos pessoais possíveis e forneça sacolas plásticas para acondicionar os pertences de cada funcionário em local reservado. Não é recomendado o compartilhamento de máscaras nem outro tipo de objeto pessoal, inclusive celulares.

* Oriente que os colaboradores devem vestir o uniforme, ou roupa de trabalho, somente no local de trabalho.

* Mantenha mesas, bancadas e macas o mais livre possível, deixando sobre elas apenas instrumentos e produtos usados durante o atendimento.

* No caso de atendimentos em que o contato entre o profissional e o paciente é mais próximo, como por exemplo nas massagens, máscaras face shield são recomendadas. Nesses casos, as máscaras devem ser higienizadas a cada troca de paciente.

* Todas as peças de mão e instrumentais que forem utilizados no atendimento devem passar pelo processo de limpeza e esterilização logo após o uso.

* A máscara reutilizável deve ser trocada a cada 2 horas ou se estiver úmida antes desse período.

Orientações para atendimento aos clientes

* No momento de retorno, a comunicação com os clientes será essencial. Não basta adotar as medidas. É preciso informar aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros.

* Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular. Também faça comunicação no site e/ou redes sociais.

* Priorize o agendamento do atendimento pessoal e/ou à distância – principalmente pensando nos públicos que estão mais vulneráveis diante a Covid-19.

* É importante a exigência para que sejam atendidos apenas clientes previamente agendados.

* É sugerido que somente os clientes que passarão por procedimentos no SPA permaneçam no estabelecimento.

* Solicite que não haja acompanhantes para evitar aglomerações e contatos que não sejam entre clientes e funcionários.

* Deve ser colocado banner na entrada do estabelecimento, informando a capacidade máxima de pessoas para o ambiente.

* Também se recomenda o controle da entrada e saída dos clientes a fim de evitar aglomerações.

* O uso de máscaras pelos clientes deve ser recomendado, mesmo que não seja obrigatório em sua cidade.

* Caso o cliente entre no local sem a proteção, forneça gratuitamente a opção descartável ou ofereça a compra de máscaras no estabelecimento.

* Organize uma área de chegada para clientes disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante.

Orientações para relacionamento com fornecedores e distribuidores

* Todas as recomendações de higiene e saúde devem ser exigidas também de fornecedores e distribuidores.

* Utilize a máscara nos locais de recebimento de materiais/produtos e exija isso também dos fornecedores.

* Planeje um espaço separado, denominada área suja, para recepção de mercadorias, estoques e outros insumos. Este local deve ser limpo numa frequência maior, imediatamente após a chegada de materiais ou mesmo recepção de fornecedores e distribuidores.

* De preferência, receba essas pessoas em local e horário separado do atendimento ao seu público.

* Contate seus fornecedores e combine para que as entregas sejam realizadas em horários que evite aglomeração de entregadores.

* Nos momentos de manuseio de documentos, emissão de recibos ou assinatura de documentos de entrega, utilize luvas ou higienize as mãos na sequência de tais procedimentos.

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