A 13ª edição da Feira está sendo realizada até dia 22, de forma inteiramente digital

Para agregar valor, promover a produção cafeeira local e difundir novas tecnologias para o agronegócio, foi realizada, nesta terça-feira (20), a cerimônia de abertura da 13ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé). A programação do evento, considerado o maior do Paraná dedicado a cafeicultura e um dos mais importantes do Brasil, vai até o dia 22 de outubro, e será 100% digital, devido às restrições de distanciamento social da pandemia da Covid-19. A feira é uma realização Sebrae, Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e da Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp).

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, um dos participantes da solenidade de abertura, destacou a importância da certificação como forma de agregar valor ao café no Brasil. “O Norte Pioneiro tem uma história formidável! Não podemos esquecer a importância histórica dessa agricultura para o Brasil e para o Paraná. Vivemos em um país chamado café e a produção deixa de ter sentido se não gerar ganho financeiro. O trabalho do produtor rural deve ser valorizado e precisamos ter coragem de dizer que ele precisa ter lucro, e a identificação geográfica e certificação da qualidade são fundamentais nesse sentido”, afirmou.

A programação da Ficafé 2020 conta com palestras, oficinas para coffee lovers (amantes de café), concurso de qualidade, leilão, estandes virtuais e interação virtual entre expositores e clientes. Serão abordados temas como a fermentação e secagem do café, mercado e gestão, microbiologia do solo, agricultura digital e futuro dos alimentos, sustentabilidade, presença feminina na produção cafeeira, previsões climáticas para a safra 202/21, entre outros. Um dos diferenciais desta edição é a diversificação de produtos, que neste ano também abrangerá a fruticultura e avicultura no Norte Pioneiro do Paraná.

A Ficafé integra as ações conduzidas pelo Sebrae e parceiros, com foco no desenvolvimento regional por meio da comercialização de produtos diferenciados e atrai produtores rurais, profissionais da cadeia cafeeira e compradores nacionais e internacionais. Os interessados ainda podem se inscrever para participar das oficinas e palestras. Todas as informações estão disponíveis no site https://www.ficafe.com.br/.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder