A Didi Chuxing (DiDi), plataforma chinesa de transporte móvel e serviços locais e dona da 99 no Brasil, lançou recentemente o D1, primeiro veículo elétrico (EV) do mundo feito sob medida para atender o mercado de transporte via aplicativo, de acordo com a empresa.

Segundo a empresa, a China é o maior mercado de transporte do mundo, mas é também o menos abastecido. A mobilidade compartilhada representa menos de 3% do total das demandas endereçadas. A DiDi pretende aumentar essa taxa para 8% até 2022.

Cheng Wei, fundador e CEO da DiDi, compartilha sua visão do projeto de mobilidade da DiDi para os próximos 10 anos. “A mobilidade compartilhada inteligente é a solução ideal para o futuro do transporte. Com o desenvolvimento contínuo da direção autônoma e da tecnologia de IA, as pessoas poderão desfrutar de uma melhor experiência de viagem por meio da mobilidade compartilhada”.

Ainda de acordo com a empresa, o D1 é o primeiro passo da DiDi no desenvolvimento de veículos sob medida para o transporte via aplicativo. Esse desenvolvimento foi baseado na experiência da empresa e na análise de dados de sua base de usuários de mais de 550 milhões de passageiros e 31 milhões de motoristas cadastrados. Para garantir à sua comunidade de motoristas, que hoje é responsável por realizar 60 milhões de corridas diárias no mundo, o fornecimento de produtos confiáveis e econômicos, a DiDi China vem construindo um ecossistema automotivo, seu serviço principal, estabelecendo uma ampla aliança com fabricantes de energia, fornecedores e outros participantes da indústria na cadeia de valor.

Jean Liu, presidente da DiDi, acrescenta: “Durante o processo de inúmeras atualizações de produtos, percebemos que ainda não estávamos satisfeitos com o progresso na melhoria da experiência do usuário que havíamos atingido. Por isso, decidimos focar nossos esforços no próprio veículo. Como uma pioneira no setor, a DiDi integrou as demandas de centenas de milhões de usuários no design do D1, a partir da nossa inteligência de dados e dos feedbacks de usuários. Nossa equipe de design de produtos analisou quase 10 milhões de sugestões e feedbacks, os resultados da pesquisa de mais de 10 mil motoristas e passageiros, e dezenas de workshops. Existem muitas histórias impressionantes para contar.”

A aliança automotiva da DiDi, que resultou na criação da DiDi Xiaoju Soluções Automotivas, inclui membros como BYD, FAW, BAIC, GAW, Toyota, Volkswagen, Renault-Nissan-Mitsubishi e outras montadoras líderes. As formas de colaboração vão desde o comércio e leasing, operação de frotas, manutenção e serviços, até o fornecimento de energia e codesign de veículos.

A DiDi registra mais de 10 bilhões de viagens por ano. Suas parcerias com fabricantes de produtos originais (OEM) tiveram um grande impacto no novo cenário chinês de veículos elétricos. Atualmente, são cerca de 1 milhão de veículos elétricos rodando pela plataforma da DiDi. Ainda, as corridas da DiDi correspondem a um quinto de toda a quilometragem dessa modalidade na China. Os proprietários de EV, da DiDi ou de outras marcas, podem usufruir de benefícios de recarga em mais de 20 mil pontos de abastecimento elétrico em 60 cidades, beneficiando-se de parcerias com os principais fornecedores de energia, incluindo State Grid da China, Southern Power Grid e BP. Em 2019, um em cada cinco proprietários de veículos elétricos chineses usaram o serviço de recarga da DiDi.

Segundo a empresa, o que diferencia o D1 dos modelos de carros tradicionais projetados para motoristas-proprietários são segurança extra, eficiência operacional e experiência do passageiro/motorista.

Jesse Yang Jun, vice-presidente da DiDi, apresentou o D1 como um carro movido a dados: “O D1 é um veículo inovador que permite a conexão de dados entre os fabricantes de automóveis e uma plataforma de carros por aplicativos. Abastecido a dados, o D1 é definido pelo cenário de uso e é um veículo desenvolvido com um propósito e que atende tanto a motoristas quanto a passageiros”.

Fu Qiang, CEO da plataforma Ride-Hailing da DiDi, conta que o D1 será lançado em dezembro, em Changsha, capital da província de Hunan (China) como um programa piloto, antes de ser gradualmente introduzido em outras cidades para atender mais passageiros em todo o país. Confira abaixo algumas características do lançamento:

– Segurança: como um carro compacto, o D1 vem com um sistema de direção assistida L2 com configurações de segurança top de linha, incluindo frenagem de emergência automática (AEB), aviso de saída de pista (LDW) e aviso de colisão de pedestres (PCW).

Esses recursos são combinados com as inovações de segurança da DiDi, que incluem um sistema completo de monitoramento do motorista (DMS), um volante com alertas de segurança e funções de resposta, e um sistema de Inteligência Artificial para monitoramento e análise de voz e vídeo, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial e de objetos da DiDi. O Sistema de Segurança de Mobilidade (Mobility Safety System) da DiDi, desenvolvido entre 2018 e 2020 e com investimento de mais de ¥ 5 bilhões (mais de R$ 800 milhões) em uma reforma de segurança, foi testado operacionalmente em centenas de milhares de carros DiDi.

 – Eficiência operacional: batizado como “DiDi Smart Driver”, o D1 conta com um sistema de assistência que interage com o motorista através de um painel, um assistente de voz a bordo e um volante inteligente. O Smart Driver integra todo o fluxo de serviço de recepção de corridas, desde a verificação do motorista, embarque e desembarque até o pagamento e atendimento ao cliente. Sua função de gerenciamento de energia oferece recarga em tempo real e suporte de manutenção. Com 12,8 kwh/100 km, o D1 tem o maior nível de eficiência energética entre a categoria.

O Smart Driver está conectado a um sistema de gerenciamento de frota que ajuda os maiores operadores a rastrear e otimizar o status operacional. A DiDi conta que a empresa trabalha com mais de 3 mil parceiros de leasing e frota para garantir motoristas de qualidade e fornecer carros alugados, serviços de energia e suporte financeiro seguro.

– Experiência: as luzes codificadas por cores e os designs das portas deslizantes facilitam o embarque e o desembarque rápido e seguro, segundo a empresa. Apesar de compacto, o veículo oferece espaço extra aos passageiros e maior controle das configurações ambientais e de infoentretenimento. As adaptações aos motoristas incluem um assento com design ergonômico, ideal para longos períodos de direção, e uma configuração mais amigável do espaço do motorista parceiro.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder