O evento, realizado pelo Sebrae e Faepe, vai acontecer no dia 18 de janeiro, com transmissão pelo Youtube

No dia 18/01, às 10h, ocorrerá a primeira edição do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, com o tema A difusão de tecnologia em formato digital implementada na região semiárida da Índia no estado de Karnataka. O evento é uma realização do Sebrae e da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe). O encontro vai acontecer com transmissão pelo Youtube. As inscrições para o evento on-line e gratuito poderão ser feitas preenchendo o formulário disponível clicando neste link: https://forms.gle/QZeYdubvf8ATrshF8.

A referência do tema do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas deste ano trata de um estado do país asiático com características parecidas as do semiárido brasileiro. A Índia, comumente conhecida por sua pobreza, população excessiva e uma rica história que se estende por mais de quatro mil anos tem se transformado nos últimos anos, passando a ser uma das economias mais dinâmicas no mundo. Alcançando a quinta posição entre os países com maior Produto Interno Bruto, em 2021. Estimando-se que, no ano de 2050, será a terceira mais importante economia.

Neste sentido, foram convidados dois especialistas em extensão rural em duas unidades educacionais da Universidade Rural de Karnataka, o Dr. A. Bheemappa, do campus de Dharwad e o Dr. Mahantesh Patil, do campus de Raichur. Com isso, será apresentado na palestra o que tem sido realizado na Índia e, em particular, no estado de Karnataka em termos de avanço em extensão rural, transferência de tecnologia e inovação em apoio ao produtor da região. Algumas das atividades agrícolas no estado de Karnataka são comuns ao semiárido brasileiro, a exemplo dos cultivos de algodão, milho, cana-de-açúcar, e cultivos como o grão de bico, o feijão guandu, bem como a pecuária de leite.

Similar ao Agreste e, de certo modo, ao Sertão, a agricultura na região central da Índia é predominantemente representada por pequenas propriedades rurais, as quais devem depender ainda mais de tecnologias que permitam mais eficiência na tomada de decisão e a colocação de seus produtos no mercado consumidor interno e externo. O país conta com uma vasta região semiárida a seca, o Planalto do Deccan, na região central, e o deserto do Rajastan, no oeste do país. Karnataka se coloca entre os estados mais importante do ponto de vista agrícola e tecnológico contando ainda com uma significativa região semiárida.

Este estado, pioneiro na revolução de computação e tecnologias da informação, que se encontra em curso, a partir da cidade de Bengaluru (antiga Bangalore), vem procurando dotar seus agricultores e empresários do que existe de mais atual em termos de avanços tecnológicos, ligando uma atividade tradicional, a agricultura de pequenos produtores ao que existe de mais atual de modo que esta atividade deixe de ser algo eminentemente de subsistência e passe a ser um setor dinâmico e inserido na fase de crescimento atual que demonstra a economia do país, como um todo. 

Serviço:

Inscrição: https://forms.gle/QZeYdubvf8ATrshF8.

 

Transmissão pelo Youtube: http://youtube/rxYv9fS4Gpk

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder