* Por Escola Conquer

Empreendedores sabem melhor que ninguém que tirar uma ideia do papel e de fato colocá-la para funcionar está longe de ser uma tarefa fácil, seja para abrir um negócio próprio ou executar uma ideia ainda inexplorada dentro do seu atual trabalho.

Mas então o que faz com que uma pessoa se torne um empreendedor de sucesso e que seu negócio realmente chegue ao tão esperado sucesso? Obviamente não existe fórmula pronta. Separamos uma lista de dicas e algumas práticas que servem como inspiração para ajudar a empreender e potencializar seus resultados:

Visão

Após colocar o seu plano em ação, qual seu real objetivo? Até onde deseja chegar? Diariamente, pessoas arriscam oportunidades em busca dos seus sonhos, mas o que faz com que elas realmente consigam?

Olhar para onde ninguém olha e encontrar um potencial onde ninguém encontra pode ser o seu diferencial. Mas como? Uma das habilidades primordiais para empreendedores é desenvolver e exercitar sua criatividade. É importante encontrar alternativas que ainda não são vistas pelo demais e explorar oportunidades para conseguir destaque. Permita-se pensar em fazer como nunca fez, testar o que jamais pensou ser capaz. Sabe aquilo que você tem certeza de que não vai dar certo? Faça o contrário! Teste. Arrisque. Quem sabe não está aí a sua grande chance?

Organização e gestão de tempo

Parece simples, mas cuidar da sua organização pessoal e profissional pode garantir maior rendimento e qualidade em seus resultados. Perder tempo atrás de informações, retrabalhos, falta de foco e senso de prioridade, comprometem diretamente sua produtividade.

Vários líderes reforçam a importância de criar uma rotina, organizar seu tempo, para assim, entregar mais em menos tempo e com mais qualidade.

Por onde começar? Mudanças de hábitos não acontecem da noite para o dia. Transformações radicais de rotina podem ser difíceis de serem cumpridas. A dica é iniciar aos poucos. Qual aspecto você sente que mais precisa melhorar agora?

Reserve um tempo para visualizar e organizar o que precisa ser feito dentro do prazo estipulado. O que precisa ser entregue com urgência? O que pode esperar? Antecipe e distribua suas atividades por grau de importância, prazo e complexibilidade. Uma boa e antiga ideia é montar uma agenda. Um bloco de notas, agenda de papel ou app… opções é que não faltam!

Negociação e saber se expressar

Foi-se a época em que saber lidar com clientes e parceiros restringia-se apenas a profissionais ligados à área comercial. Ter habilidade de se comunicar, captar qual a real necessidade de seu cliente e comunicá-lo de forma assertiva, é um dos fatores primordiais que empreendedores precisam desenvolver.

Em um mundo globalizado e com fácil acesso a qualquer tipo de informação, aqueles que sabem se comunicar e que facilmente conseguem chegar ao “sim”, estão, sem dúvidas, passos à frente da maioria. Por isso, saber se expressar é tão importante quanto ter uma ideia boa, um negócio bom ou um produto bom. Caso contrário, tudo pode ser em vão.

Para garantir maior eficiência na comunicação é importante pesquisar e entender com quem está se relacionando, quais suas necessidades. É preciso ser uma via mão dupla, escutar o que outro tem a dizer e estabelecer uma conexão de forma clara e objetiva. A forma como você se expressa pode estar diretamente ligada aos seus resultados. Procure praticar, conversar com outras pessoas e ter feedbacks, muitas vezes não enxergamos como realmente somos!

Que não existe receita pronta, disso todo mundo sabe. Mas estar aberto, disposto a aprender e se desenvolver, certamente te levará a um caminho de resultados diferentes dos que terá se fizer sempre do mesmo jeito. E aí, que tal pôr em prática?

* Desenvolvida no Vale do Silício, a Conquer ensina habilidades que as instituições de tradicionais deixam de lado, mas que são essenciais para todos que querem performar em alto nível e char mais longe.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder