Crescendo Juntos Microempreendedor irá impactar, no primeiro momento, 110 mil pequenos negócios que atuam no ramo

O Sebrae é um dos parceiros da Coca-Cola Brasil no programa Crescendo Juntos Microempreendedor. Lançada recentemente, a iniciativa consiste em uma ferramenta de relacionamento, parceria e fidelização da empresa voltada para microempreendedores de alimentação, e irá oferecer capacitação, prêmios, soluções e parcerias de digitalização e microcrédito para quem atua de forma individual nesse ramo, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Para o Crescendo Juntos Empreendedor, o Sebrae está auxiliando na criação de conteúdo para o aplicativo que os participantes irão utilizar e vai oferecer consultorias gratuitas para os microempreendedores individuais do ramo de alimentação nesses três estados. Também está sendo elaborada uma cartilha exclusiva para esse público, além de webinar, curso via WhatsApp, oficinas.

“Pretendemos, com essa ação, despertar a importância da formalização, de seguir os protocolos de segurança e de como manusear corretamente os alimentos. O projeto também pretende incentivar o empreendedorismo feminino”, enfatiza a analista do Conexões Corporativas do Sebrae, Adriana Menegaz.

O empreendedor Douglas Guilherme, que há mais de 12 anos trabalha com comida de rua, é cenógrafo de formação, mas tem usado todo a sua criatividade para valorizar esse segmento da economia. Dono de uma barraquinha de hambúrguer e presidente da Associação de Comida e Bebida de Rua do Estado de São Paulo (Acor-SP), Douglas destaca que o projeto traz mais visibilidade à comida de rua, que até pouco tempo era uma atividade ainda considerada como um subemprego. “Ações como esta são sempre muito bem-vindas e nos ajudam na profissionalização do nosso negócio. O Crescendo Juntos Empreendedor foi tão bem recebido pelos nossos associados, que apenas na primeira semana mais de 600 se cadastraram no app”.

“Este é um momento sem precedentes. Enquanto muitas empresas fecharam as portas, houve um crescimento expressivo no número de MEI, o que mostra que muitas pessoas tomaram uma decisão importante de trabalhar por conta própria. Queremos ajudar esse público que integra ou está em torno de nossa cadeia. Eles não estão nessa jornada sozinhos. E não se trata de uma ação pontual, mas de um novo programa para fortalecer o diálogo, o relacionamento e a parceria com micro e pequenos empreendedores”, diz Pedro Massa, vice-presidente de operações da Coca-Cola Brasil.

Além do Sebrae, também são parceiros no projeto da Coca-Cola Brasil e de seus fabricantes Femsa e Solar, a rede Atacadão, a Aliança Empreendedora e a Avante Microcrédito, assim como com associações de microempreendedores, como a Associação Nacional das Baianas do Acarajé (ABAM) e a Associação de Comida e Bebida de Rua do Estado de São Paulo (ACOR-SP).

Programa

O aplicativo Crescendo Juntos Microempreendedor disponibiliza conteúdos de gestão e histórias inspiradoras de empreendedorismo, abordando temas como vendas, formalização, protocolos de segurança, digitalização e acesso a crédito, além de um calendário exclusivo de lives, webinars, assessorias e atividades de capacitação disponíveis nos três estados.

Ao escolher comprar produtos do portfólio da Coca-Cola Brasil em 94 lojas da rede Atacadão de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, os microempreendedores juntarão pontos que podem ser trocados por produtos e equipamentos que contribuam para seus negócios, como mesas, cadeiras, embalagens térmicas, guarda-sóis e computadores, entre outros. A lista de lojas participantes está disponível no aplicativo e no site https://www.crescendojuntosme.com.br/.

Além das atividades de apoio e do programa de pontuação, os participantes poderão ainda acessar um conjunto de soluções e parcerias relacionadas à digitalização de seus negócios e ao acesso a microcrédito. Para ampliar suas as vendas, os microempreendedores poderão criar suas lojas online de forma simples e 100% gratuita através da plataforma WabiShop. Já para o acesso a crédito, o Crescendo Juntos Microempreendedor estabeleceu uma parceria de divulgação com a Avante Microcrédito, uma fintech de impacto social conhecida por ter processos de análise e concessão de crédito realizadas de forma 100% online para micro e pequenas empresas.

Sobre a Coca-Cola Brasil:

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em nove segmentos — refrigerantes, sucos, lácteos, bebidas vegetais, água, águas especiais, água de coco, bebidas esportivas e chás — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 57,2 mil funcionários, gerando cerca de 500 mil empregos indiretos. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de ajudar a coletar e reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Sobre o Sebrae

Promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para as micro e pequenas empresas brasileiras, que representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Esses pilares definem a atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. Com quase meio século de história, a entidade acumula milhares de projetos e parcerias em prol dos pequenos negócios, além de milhões de atendimentos e capacitações por ano, de forma gratuita. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder