* Por Rubney L. Belloni

A gestão de compras é responsável por mensurar os custos empresariais, permitindo aplicar corretamente os gastos e estimar a quantidade daquilo que deverá ser comprado em oportunidades futuras.

É inevitável: toda empresa precisa comprar insumos para funcionar. Outrora, era simples, bastava encontrar um fornecedor com um menor preço e fazer o pedido, mas o aumento de demanda e a concorrência fizeram com que as empresas revisassem as suas metodologias de compras.

Por que a gestão de compras é importante?

Uma gestão de compras eficiente vai otimizar os custos, permitindo que as empresas desenvolvam potencial competitivo, já que vão poder praticar um melhor valor de venda, que pode ser um fator determinante na disputa de mercado. É possível também obter uma maior lucratividade graças à redução de custos e ter um melhor controle de seus estoques, dificultando que ocorra perda ou falta de produtos.

3 formas de fazer uma boa gestão de compras:

Melhore o seu relacionamento com os fornecedores: é um primeiro bom passo. Fornecedores e setor de compras são parceiros estratégicos, precisam-se mutuamente, podem manter negócios por bastante tempo, e um bom relacionamento facilitará negociações de valores e ajudará a empresa a manter-se informada sobre reajustes. Busque acordos que sejam bons de ambas as partes. Ampare a relação sob os seguintes pilares: preço, prazo e confiança. Se não for possível manter um bom diálogo, busque um novo fornecedor.

Organize os dados da sua empresa: entenda a necessidade de cada setor,  informe-se qual é o setor que mais gasta, verifique o estoque em busca de mercadorias vencidas ou encalhadas e observe se existem desperdícios. Avalie todo o impacto gerado financeiramente por esses produtos e impeça que o erro se repita.  

Monitore os produtos: vai permitir que você descubra quais materiais estão em falta e que realmente precisam ser adquiridos e identificar processos que podem estar sendo interrompidos por falta de insumos. Softwares de gestão e controle de estoque prestarão uma eficiente ajuda nessa atividade.

Conseguiu compreender como a gestão de compras pode impactar diversas atividades de sua empresa e que a necessidade de um bom controle é justificada pela economia e lucros aumentados? Fora as compras erradas que não mais ocorrerão, problemas com fornecedores, estoques limitados e perdas de produtos por validade vencida. 

Que a sua empresa dê adeus às falhas por má gestão de venda e que o aumento de produtividade possa impactar positivamente o seu posicionamento no mercado.


Rubney L. Belloni, tem 28 anos e é CEO na BLN Contabilidade. Possui Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIP Assis/SP e MBA em Controladoria de Empresas pela UNIP Assis/SP. É professor, voluntário e conselheiro fiscal no Vozes | Instituto Gerando Falcões e voluntário na Casa de Acolhida Pietá – Núcleo São Paulo/SP.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta